O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DA SEGURANÇA HUMANITÁRIA DO ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11850Palavras-chave:
hierarquia de valores, ensino superior, segurança humanitária, estudantes, valoresResumo
O objetivo do artigo é encontrar mudanças na esfera de valores dos candidatos ao ensino superior como componente da segurança humanitária do Estado. Métodos de diálogo e “Orientações de Valores” foram utilizados no estudo. Como resultado da análise dos dados recebidos, confirmou-se a hipótese de investigação sobre as mudanças na estrutura de valores dos alunos durante a educação numa instituição de ensino superior como reflexo da segurança humanitária da sociedade. Mudanças estruturais nos valores terminais e instrumentais indicam a perda de indivíduos e o aumento do conformismo durante a educação nas instituições de ensino superior. A prevalência dos valores de liberdade, saúde e vida ativa na hierarquia psicológica dos alunos do primeiro ano indica manifestações positivas de segurança humanitária. Descobriu-se que os alunos se tornaram mais orientados para futuras profissões e bem-estar material enquanto estudavam em instituições de ensino superior. As tendências negativas da esfera de valores dos alunos são a baixa importância da empatia, da honestidade, da abertura de espírito, da disciplina, da criatividade e da preocupação com o bem-estar do ambiente social. A desestabilização da segurança humanitária no sistema de ensino superior manifesta-se através da redução das possibilidades de desenvolvimento pessoal dos candidatos à educação. Em geral, é possível reconhecer a influência do ensino superior na segurança humanitária, garantindo a estabilidade económica e o desenvolvimento da personalidade. A importância dos resultados obtidos reside na sua utilização para a otimização do trabalho educativo no sistema de ensino superior. As perspectivas de futuras pesquisas científicas residem na realização de estudos longitudinais da esfera de valores dos estudantes como reflexo da transformação da segurança humanitária da sociedade.
Referências
Allison, J. (2017). Human security and higher education: An examination of North American and European HS programs and the interdisciplinary academy. Journal of Human Security Studies, 6(1), 18–37. Available at https://www.jstage.jst.go.jp/article/jahss/6/1/6_18/_pdf/-char/ja
Al-Rodhan, N. R-F. (2007). The role of education in global security. Geneva: Slatkine.
Anggayudha, Z.-H., & Rafsanjani, J.-I. (2023). State security vs human security: Which should prioritize the state or the individual? Operations Research International Conference Series, 4(2), 45-51. https://doi.org/10.47194/orics.v4i2.226
Bayuk, M. I. (2018). Humanitarian component of the state security policy: Concepts and principles. University Scientific Notes, 65, 186-199. Available at http://nbuv.gov.ua/UJRN/Unzap_2018_1_18
Brooks, R., Gupta, A., Jayadeva, S., & Abrahams, J. (2021). Students’ views about the purpose of higher education: A comparative analysis of six European countries. Higher Education Research & Development, 40(7), 1375-1388. https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1830039
Coetzer, J.-H., Morales, L., Flinn, P., Lia, P., Barkoczi, N., Munteanu, S., Campian, C., & Rajmil, D. (2023). Enhancing human security by transforming education through science, technology, and innovations. Cadmus, 5(1), 7–20. Available at http://cadmusjournal.org/node/973
Hanlon, R.J., & Christie, K. (2016). Freedom from fear, freedom from want: An introduction to human security. Toronto: University of Toronto Press.
Hartati, A. Y. (2020). COVID-19 issues in the context of human security. Semarang: Wahid Hasyim University.
Horban, O., & Martych, R. (2023). Conceptualising the value of life in bioethical discourse: Sanctity vs quality of life. Studia Warminskie, 60, 61–70. https://doi.org/10.31648/sw.8328
Kaldor, M. (2007). Human security. U.K.: Polity.
Khoo, S. (2023). Humane security: Solidarity in policy and practice. Journal of Human Development and Capabilities, 24(2), 284-293. https://doi.org/10.1080/19452829.2023.2200241
Kromydas, T. (2017). Rethinking higher education and its relationship with social inequalities: Past knowledge, present state and future potential. Palgrave Communications, 3, 1. https://doi.org/10.1057/s41599-017-0001-8
Levchenko, O.M., Levchenko, A.O., Horpynchenko, O.V., & Tsarenko, I.O. (2017). The impact of higher education on national economic and social development: Comparative analysis. Journal of Applied Economic Sciences, 3(49): 850–862. Available at https://dspace.kntu.kr.ua/handle/123456789/7154
Martin, M., & Owen, T. (2014). Routledge handbook of human security. Abingdon: Taylor & Francis.
McManus, R., Logan, A., Wilders, D., & Pennycook, C.A. (2024) World of possibilities: The future of technology in higher education, insights from the COVID-19 experience. Education Sciences, 14, 63. https://doi.org/10.3390/educsci14010063
Medved, F., Medvid, A., & Kurchyna, T. (2017). Humanitarian security of the Ukrainian state in the context of cultural expansion of the Russian Federation. History of Religions in Ukraine: Scientific Yearbook, 27(2), 503–509. Available at http://religio.org.ua/index.php/religio/article/download/110/107
Newman, Е. (2022). Covid-19: A human security analysis. Global Society, 36(4), 431-454. https://doi.org/10.1080/13600826.2021.2010034
Panfilov, O., & Savchenko, O. O. (2021). Education as a factor to support the national security of the state. The Bulletin of Yaroslav Mudryi National Law University, Series: Philosophy, Philosophies of Law, Political Science, Sociology, 1(48), 146–159. https://doi.org/10.21564/2075-7190.48.224807
Pouratashi, M. (2019). Higher education and activities to improve students’ employability skills. Journal of Education for Business, 94(7), 433–439. https://doi.org/10.1080/08832323.2018.1548421.
Prysiazhniuk, S. V. (2023). Features of the implementation of humanitarian policy in the security and defense sector of Ukraine. Bulletin of the Vasyl' Stus Donetsk National University. Series Political Sciences, 8, 83–88. https://doi.org/10.31558/2617-0248.2023.8.13
Reinsberg, B., Shaw, D., & Bujnoch, L. (2024). Revisiting the security development nexus: Human security and the effects of IMF adjustment programmes. Conflict Management and Peace Science, 41(1), 72–95. https://doi.org/10.1177/07388942221111064
Rokeach, M. (1973). The Nature of human values. New York: Free Press.
Saqib, N., & Toheedmal, S. (2023). The role of higher education in the economic and social development of the Afghanistan. Brazilian Journal of Science, 2(7), 76-83. https://doi.org/10.14295/bjs.v2i7.325
Schofer, E., Ramirez, F. O., & Meyer, J. W. (2021). The societal consequences of higher education. Sociology of Education, 94(1), 1–19. https://doi.org/10.1177/0038040720942912
Stepanko, O. V. (2012). The essence, purpose, tasks and components of the humanitarian sphere. Theory and Practice of Public Administration, 3, 201–208. Available at http://nbuv.gov.ua/UJRN/Tpdu_2012_3_29
Stern, M., & Öjendal, J. (2010). Mapping the security–development nexus: Conflict, complexity, cacophony, convergence? Security Dialogue, 41(1), 5–29. https://doi.org/10.1177/0967010609357041
Svistunov, O, Panchenko, A., Stadnyk, M., & Li, M. (2020). Strategic management of intellectual capital of the enterprise in the framework of informatization of the economy. Academy of Strategic Management Journal, 19, 1. Available at https://www.abacademies.org/articles/Strategic-management-of-intellectual-capital-of-the-enterprise-in-the-framework-of-informatization-of-the-economy-1939-6104-19-1-488.pdf
Tight, M. (2023). Employability: A core role of higher education? Research in Post-Compulsory Education, 28(4), 551-571. https://doi.org/10.1080/13596748.2023.2253649
Wu, Y. J., Goh, M., & Mai, Y. (2023). Social innovation and higher education: Evolution and future promise. Humanities Social Sciences Communications, 10, 283. https://doi.org/10.1057/s41599-023-01759-y
Zeigermann, U. (2020). Policy coherence for sustainable development – A promising approach for human security in fragile states? Journal of Peacebuilding & Development, 15(3), 282-297. https://doi.org/10.1177/1542316620909077
Zinchenko, V. (2020). Institutionalization of higher education and science in the strategy of sustainable social development: Global and European levels. International Scientific Journal of Universities and Leadership, 9, 32-61. https://doi.org/10.31874/2520-6702-2020-9-1-32-61
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oleksandr Horban, Mykola Stadnyk, Ruslana Martych, Andrii Mishchuk, Marianna Mishchuk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.