O EFEITO DA EDUCAÇÃO POR JOGOS TRADICIONAIS NOS NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E FELICIDADE EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11909

Palavras-chave:

Jogos tradicionais, Educação física, Aptidão física, Saúde, Felicidade

Resumo

Os efeitos dos jogos tradicionais em vários aspectos da aptidão física precisam ser revelados para crianças e adolescentes para transformá-los em comportamentos duradouros nas aulas de educação física e na vida diária. Este estudo tem como objetivo examinar o impacto da educação em jogos tradicionais (TGE) e aulas de educação física, juntamente com aulas eletivas de esportes e atividade física (EF + ESPAC), nos níveis de aptidão física, saúde e felicidade de alunos do ensino fundamental. Dentro deste escopo, jogos tradicionais foram jogados pelos grupos experimentais por 10 semanas após os pré-testes, e pós-testes foram conduzidos. Além da EF, o grupo de controle recebeu aulas eletivas de esportes e atividade física (ESPAC). Foram feitas medições de altura, peso corporal, índice de massa corporal, teste de sentar e alcançar, salto em distância com duas pernas, teste T, teste de velocidade de 30 metros e teste de corrida de vaivém de 20 metros em pré-testes e pós-testes. Além disso, as percepções dos participantes sobre saúde e felicidade foram avaliadas com duas perguntas. Os alunos estavam envolvidos em jogos tradicionais como "capturar a bandeira", "amarelinha", "queimada" e "pega-pega". A amostra da pesquisa foi determinada usando o método de amostragem facilmente acessível, e consistiu em alunos voluntários da 5ª e 6ª séries da Barbaros Middle School no distrito de Ereğli, na província de Konya. O desenho da pesquisa seguiu um modelo experimental com pré-teste e pós-teste. Testes T independentes, testes T pareados e coeficientes de correlação entre variáveis ​​foram calculados para análise de dados. O d de Cohen foi usado para determinar o tamanho do efeito dentro dos grupos. Na comparação dos achados deste estudo, grupos TGE e PE + ESPAC, uma diferença significativa foi encontrada em favor do grupo experimental em habilidades de agilidade e velocidade apenas em homens. Nas análises d de Cohen, no grupo experimental masculino, a educação tradicional em jogos teve um grande efeito na velocidade e agilidade, um efeito moderado na corrida de vaivém e percepção de saúde, e um baixo efeito no IMC, salto em distância em pé com duas pernas (DLSBJ) e percepção de felicidade. No grupo experimental feminino, tem um grande efeito na agilidade, um efeito moderado na velocidade média e percepção de felicidade, e um baixo efeito na altura corporal, flexibilidade, DLSBJ, teste de corrida de vaivém e percepção de saúde. Em meninos, educação física mais ESPAC tem um baixo efeito na altura corporal, velocidade média, corrida de vaivém, agilidade, percepção de saúde e felicidade, enquanto em meninas, tem um efeito moderado na velocidade média e teste de corrida de vaivém e um baixo efeito no DLSBJ, agilidade e percepção de saúde. Embora tenha havido uma relação significativa entre a percepção de saúde e felicidade em ambos os sexos durante o pré-teste, essa relação foi observada apenas no grupo masculino no pós-teste. Nos pós-testes, as características estruturais entre percepções de saúde e felicidade e variáveis ​​de aptidão física mostraram uma relação negativa significativa, enquanto a flexibilidade foi positivamente relacionada ao salto em distância de duas pernas em pé (DLSBJ), velocidade média de 30 m, corrida de vaivém e velocidade de agilidade. Concluindo, fica claro que, em termos de melhoria da aptidão física e das percepções de saúde e felicidade, a educação por meio de jogos tradicionais no grupo experimental é mais eficaz do que a educação física mais aulas eletivas de esportes e atividade física no grupo de controle.

Biografia do Autor

Şenol Macar, Mersin University

Mersin University, Institu of Educational Sciences, Deparment of Physical Education and Sports, Mersin, Türkiye  

Mehmet Akif Ziyagil, Mersin University

Mersin University, Facult of Sport Sciences, Deparment of Physical Education and Sport Teaching, Mersin, Türkiye

Referências

Abdullah, B., Amri, S., Yee, K.L., Samah, B.A. (2013). The impact of traditional games on the gross motor skill development of an early childhood. The Social Sciences. 2013;8(6):590–5. https://doi.org/10.3923/sscience.2013.590.595

AAHPERD Youth Fitness Test Manual (1976). Revised by Paul Alfred Hunsicker & guy G. Feiff.. American Alliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance.

Akbari, H., Abdoli,B., Shafizadeh, M., Khalaji, H., Hajihosseini, S., Vahid Ziaee, V. (2009). The effect of traditional games in fundamental motor skill development in 7-9 year old boys. Iranian Journal of Pediatrics, 19 (2), 123-129.

Akın S. (2015). Okul Öncesi 60-72 Aylık çocukların temel motor beceri gelişiminde eğitsel oyunların etkisi, [Yayımlanmamış Doktora Tezi]. Dumlupınar Üniversitesi.

Albayrak, K., D. (2021). Üniversite Öğrencilerinin egzersiz davranışı düzeyleri ile vücut kompozisyonuna yönelik bilgi ve tutumları arasındaki ilişki, [Yayımlanmamış Yüksek Lisans Tezi]. Hitit Üniversitesi.

Ali S.K.S., Ranjbar, Z. (2018). The effect of traditional games intervention on overweight among secondary school students in Iran. Advanced Science Letters. 2018;24(7):5434–7.https://doi.org/10.1166/asl.2018.11751.

Azlan, A.B., Ismail, N., Fauzi, N.F.M., and Abd T.R. (2021). Playing traditional games vs. free-play during physical education lesson to improve physical activity: a comparison study. Pedagogy Phys Cult Sports. 25(3):178–187.

Baharudin, A., Zainuddin, A.A., and Ahmad, N.A. (2014). Factors Associated With Physical Inactivity Among School-Going Adolescents: Data From the Malaysian School-Based Nutrition Survey 2012. Asia Pacific Journal of Public Health. 26: Issue 5-suppl, https://doi.org/10.1177/1010539514543682.

Barnett, L. M., Stodden, D., Cohen, K. E., Smith, J. J., Lubans, D. R., Lenoir, M., Morgan, P. J. (2016). Fundamental Movement Skills: An Important Focus.Journal of Teaching in Physical Education, 35(3), 219–225.https://doi.org/10.1123/jtpe.2014-0209

Başal, V. & Yüksel, M., F. (2021). 12-13 yaş grubu kız çocuklarının fiziksel özelliklerinin gelişiminde eğitsel oyunların etkisi. Beden Eğitimi ve Spor Bilimleri Dergisi, 15(3), 412-428.

Bauman, A.E., Reis, R.S., Sallis, J.F., Wells, J.C., Loos, R.J.F., Martin B.W., Alkandari, J.R., Andersen, L.B., Blair, S.N., Brownson, R.C., Bull, F.C., Craig, C.L., Ekelund U., Goenka S., Guthold, R., Hallal, P.C., Haskell, W.L., Heath, G.W., Inoue, S., Sarmiento, O.L. (2012). Correlates of physical activity: Why are some people physically active and others not? Lancet. 380(9838):258–71.

Bouchard, C. (2012). Genomic predictors of trainability. Experimental Physiology 97(3):347-352.

Bouchard, C., Blair, S. N., & Haskell, W. L. (2006). Physical activity and health. Champaign, IL: Human Kinetic.

Büyükbeşe, T. ve Dağ, K. (2018). Etik liderliğin örgütsel adalet algısına etkisinde örgütsel güvenin aracı rolü. Social Sciences Studies Journal, 4(15), 979-94.

Charles, M.A.G., Abdullah, M.R., Musa, R.M., Kosni, N.A. (2017). The effectiveness of traditional games intervention program in the improvement of form one school-age children’s motor skills related performance components. Journal of Physical Education and Sport. 2017;17:925–30. https://doi.org/10.7752/jpes.2017.s3141.

Cheon, H.; Lim, S. (2020). Pursuing sustainable happiness through participation in exercise for South Korean students: Structural relationships among exercise, mental health factors, school satisfaction, and happiness. Sustainability. 12, 3797.

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences, 2nd edn. Á/L: Erbaum Press.

Cooper, A. R., Goodman, A., Page, A. S., Cooper, A., & Hillsdon, M. (2015). Objectively measured physical activity and sedentary time in youth: a systematic review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 12(1), 1-20.

Cooper, AR., Goodman A., Page A.S., Sherar,, L.B., Esliger D.W., van Sluijs, E.M.F., Andersen, L.B., Anderssen, S., Cardon, G., Davey, R., Froberg, K., Hallal, P., Janz, K.F., Kordas, K., Kreimler, S., Pate, R.R., Puder, J.J., Reilly, J.J., Salmon, J, Ekelund, U. (2015). Objectively measured physical activity and sedentary time in youth: The International children’s accelerometry database (ICAD). Int J Behav Nutri Phys Act.,12(1):1–10.

Çeker, A., Çekin, R., ve Ziyagil, M. A. (2013). Farklı yaş gruplarındaki kadın ve erkeklerin düzenli fiziksel aktiviteye katılım davranışının değişim basamakları (Stages of change in regular physical activity participation behavior of women and men in different age groups). CBÜ Beden Eğitimi ve Spor Bilimleri Dergisi, 8(1), 11-20.

Gipit, M., A., Charles, M., R., A., Musa, R., M., Kosni, N., A. & Maliki, A., B., H., M. (2017). The effectiveness of traditional games intervention programme in the improvement of form one school age children’s motor skills related performance components. Movement, Health & Exercise, 6(2), 121-129.

Guthold, R, Stevens G.A., Riley, L.M., Bull, F.C. (2018). Worldwide trends in insufcient physical activity from 2001 to 2016: a pooled analysis of 358 population-based surveys with 1·9 million participants. Lancet Glob Health., 6(10):e1077–86.

Gündoğdu, C. ve Yücel, A. S. (2013). İlköğretim ve ortaöğretimde geleneksel çocuk oyunları (Children's traditional games in primary and secondary education). Ankara: Nobel Akademik Yayıncılık.

Hallal, P.C., Victora, C.G., Azevedo, M.R., Wells, J.C.K. (2006). Adolescent physical activity and health: A systematic review. Sports Med.;36(12):1019–30. 27.

Hills, A.P., Andersen, L.B., Byrne, N.M. (2011) Physical activity and obesity in children. British Journal of Sports Medicine. 45(11):866–70. https://doi.org/10.1136/bjsports-2011-090199.

IKU. National Health and Morbidity Survey (2017). Adolescent Nutrition Survey 2017, Malaysia. Kuala Lumpur: Institute Kesihatan Umum, 2017. [cited 2020 June 23]. Availablefrom: http://iku.moh.gov.my/nhms-2017.

Janz, K.F., Dawson, J.D., Mahoney, L.T. (2002). Increases in physical fitness during childhood improve cardiovascular health during adolescence: the Muscatine Study. Int J Sports Med. 2002;23 Suppl 1:S15-21.

Kamaruddin, S. N. S., Sulaiman, S. N. A., & Mohd Noor, N. S. (2023). The effectiveness of traditional games in improving gross motor skills of primary school children. International Journal of Early Childhood Special Education, 15(1), 863-875.

Karaman, B. ve Süel, E. (2020). Okul öncesi eğitim kurumlarında oynatılan fiziksel etkinliğe dayalı oyunların psikomotor gelişimi üzerine etkisi (The effect of physical activity-based games played in preschool institutions on psychomotor development). Beden Eğitimi ve Spor Bilimleri Dergisi, 14(3), 529-539.

Kaya, E. (2023). Çocuklarda eğitsel oyun egzersizlerinin fiziksel uygunluk parametreleri üzerine etkisi (The impact of educational game exercises on physical fitness parameters in children). [Yayımlanmamış Yüksek Lisans Tezi]. Balıkesir Üniversitesi.

Kelman, S. (1973).The social nature of the definition of health. In Health and Medical Care in the US: A Critical Analysis; Navarro, V., Ed.;Routledge: New York, NY, USA, pp. 3–20.

Lee, W.A., Rengasamy, S., Hooi, L.B. (2015). The level of intrinsic motivation among 13, 14 and 16 years old school students in physical education lessons. Asian Journal of Physical Education and Computer Science in Sports. 12(1):116–121.

Leger, L.A., CIoutier, J. and Massicotte, D. (1986) Energy cost of running, cycling and stepping during growth. In Kinanthropometry III- Proceedings of the VIII Commonwealth and International Conference on Sport, Physical Education, Dance, Recreation and Health (Glasgow, July 18-33, 1986, edited by T. Reilly, J. Watkins and J. Borms), pp. 138--45, London: E. & F.N. Spon.

Liao, C.C., Hsu, C.H., Kuo, K.P., Luo, Y.J, Kao, C.C. (2023). Ability of the sport education model to promote healthy lifestyles in university students: a randomized controlled trial. Int J Environ Res Public Health. 20(3), 1-20.

Maher, J. P., Pincus, A. L., Ram, N., & Conroy, D. E. (2015). Associations of physical activity with self-concept, life satisfaction, and happiness in a nationally representative sample of adolescents. Mental Health and Physical Activity, 8, 16-22. https://doi.org/10.1016/j.mhpa.2014.12.002.

Maher, J.P., Pincus, A.L., Ram, N. and. Conroy, D.E. (2015). Daily Physical Activity and Life Satisfaction Across Adulthood. Dev Psychol. Oct;51(10):1407-19. doi: 10.1037/dev0000037. Epub 2015 Aug 17.

Malina, R.M. (2001). Physical Activity and Fitness: Pathways From Childhood to Adulthood. American Journal of Human Biology. 13:162–172.

Mo, W., Bin Saibon, J. Li, Y., Li, J. and He, Y. (2024). Efects of game-based physical education program on enjoyment in children and adolescents: a systematic reviewand meta-analysis.. BMC Public Health, 24:517. https://doi.org/10.1186/s12889-024-18043-6.

Ortega, F.B., Ruiz, J.R., Castillo, M.J., Sjostrom, M. (2008). Physical fitness in childhood and adolescence: a powerful marker of health. Int J Obesity. 32(1):1-11.

Parlebas, P. (2010). “Articulations of Motor Praxiology with the Citical-Emancipatory Approach.” Movimiento Porto Alegre 16 (1): 131-48.

Proctor, C.L.; Linley, P.A.; Maltby, J. (2008). Youth life satisfaction: A review of the literature. J. Happiness Stud., 10, 583–630.

Rasciute, S.; Downward, P. (2010). Health or happiness? What is the impact of physical activity on the individual? Kyklos., 63,256–270.

Richards, J.; Jiang, X.; Kelly, P.; Chau, J.; Bauman, A.; Ding, D. (2015). Don’t worry, be happy: Cross-sectional associations between physical activity and happiness in 15 European countries. BMC Public Health., 15, 53.

Ruegsegger, G.N.; Booth, F.W. (2018). Health benefits of exercise. CSH Perspect. Med. 8, a029694.

Sabzi, A.H., Torabi, F., Akramian Arani, Z. (2023). The Effect of Local Indigenous Games on children’s Physical and Perceived Fitness. Int J Pediatr. 11 (05): 17749-17758. DOI: 10.22038/ijp.2023.70576.5194

Tamer, K. (2000). Sporda Fiziksel–Fizyolojik performansın Ölçülmesi ve Değerlendirilmesi (Measurement and Evaluation of Physical-Physiological Performance in Sports), Bağırgan Yayınevi.

Tremblay, M.S., Barnes, J.D., González, S.A., Katzmarzyk, P.T., Onywera, V.O., Reilly, J.J. et al. (2016). Global Matrix 2.0: report card grades on the physical activity of children and youth comparing 38 countries. Journal of Physical Activity and Health.;13(11 Suppl 2):S343–S66. https://doi.org/10.1123/jpah.2016-0594

Trost, S.G., Pate, R.R., Sallis, J.F., Freedson, P.S.., Taylor, W.C., Dowda, M., Sirard, J. (2002). Age and gender diferences in objectively measured physical activity in youth. In Med Sci Sports Exerc., 34(2):350–5 http://www.acsm-msse.org.

Ügüten, H. (2022). 10-13 yaş arası çocuklarda oyun temelli voleybol egzersizinin fiziksel uygunluk parametrelerine etkisi (The effect of game-based volleyball exercises on physical fitness parameters in children aged 10-13), [Yayımlanmamış Yüksek Lisans Tezi]. Mersin Üniversitesi.

Wardle, J., Carnell, S., Haworth, C.M., Plomin, R. (2008). Evidence for a strong genetic influence on childhood adiposity despite the force of the obesogenic environment. Am J Clin Nutr. 2008;87(2):398Y404.

Whitehead, M. (2010). Physical Literacy: Throughout the Lifecourse. New York: Routledge Taylor & Francis.

Semenick, D. (1990). The T-test. NSCA J. 12(1):36–37.

Yılmaz, M.O.., & Bozkurt, S. (2017). Oyun ve Fiziki Etkinlikler Dersinin İlkokul Öğrencilerinin Motorik Özelliklerinin Gelişimine Etkisi (The Effect of Games and Physical Activities Class on The Development of Motoric Features of Elementary School Students) Marmara Üniversitesi Spor Bilimleri Dergisi Marmara University Journal of Sport Science) 2:2, ISSN 2536-5150, ss. 49-55 • DOI: 10.22396/sbd.2017.30

Yovira, M. N., Bafirman, HB, Barlian, E., Emral., & Zarya, F. (2023). Comparison of the Impact of Traditional Games and Small Games on Students’ Physical Fitness: A Study at Elementary school. Journal of Physical Education, Sport, Health and Recreation, 12 (3), 308-315.

Zhang, Z., & Chen, W. (2019). A systematic review of the relationship between physical activity and happiness. Journal of Happiness Studies: An Interdisciplinary Forum on Subjective Well-Being, 20(4), 1305–1322. https://doi.org/10.1007/s10902-018-9976-0

Ziyagil, M.A. (2022). Fiziksel Uygunluk ve Wellness Bileşenlerinin Geliştirilmesi (Improving Physical Fitness and Wellness Components), "Spor Bilimlerine Genel Bakış (Eds. Süleyman Gönülateş, Tansu Yağan), s., 1-9.

Zulkifli, M., Putra, A., Yusof, M., Anuwar, S., Norzaman, N.Z.A., Razali, A.F. (2014). Re-creation of Malaysian traditional game namely ‘Baling Selipar’: A Critical Review. International Journal of Science, Environment and Technology. [cited 2020 June 23] 2014;3(6):2084–9. Available from: http://www.ijset.net/journal/451.pdf.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

Artigos