ATIVIDADES DE ENSINO REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO JURÍDICA
UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DE DIREITO, VNU
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12034Palavras-chave:
educação jurídica, metodologia de ensino reflexiva, escada cognitiva, VietnãResumo
A reflexão é reconhecida como uma das formas mais importantes de processos cognitivos. No ensino superior, metodologias e atividades de ensino reflexivo são consideradas importantes entre os alunos. Teorias sobre aprendizagem e ensino reflexivo foram bem desenvolvidas a partir de perspectivas educacionais, com sua eficácia sendo confirmada. No entanto, a implementação dessas teorias no ensino superior enfrenta desafios devido à lacuna entre teoria e questões práticas. Os cursos de direito têm suas próprias características em termos de conteúdo, abordagens jurídicas e elementos práticos de renda, que devem ser cuidadosamente considerados. Neste contexto, este estudo investiga as metodologias de ensino aplicadas na Universidade de Direito, Universidade Nacional do Vietnã. Ele visa responder à questão de pesquisa: qual metodologia de ensino reflexivo deve ser implementada em cursos de direito e como deve ser implementada? O objetivo deste artigo é examinar a eficácia das atividades de ensino reflexivo na educação jurídica sob certas circunstâncias em universidades vietnamitas. Ele também visa fornecer algumas propostas para melhorar a implementação dessas atividades. A metodologia deste artigo combina métodos tradicionais de pesquisa em ciências sociais, incluindo análise de documentos, pesquisas e entrevistas, para investigar o problema em questão. A conclusão do artigo aborda o papel da reflexão no ensino de direito e como a metodologia reflexiva pode contribuir para aumentar a eficácia do ensino de direito.
Referências
Chris Argyris and Donal A. Schon (1992). “Theory in practice: Increasing professional effectiveness”. Journal of Higher Education.
David Denton (2009). “Reflection and Learning: Characteristics, obstacles and implications”. Educational Philosophy and Theory.
Donald Schon (1995). “Educating the reflective legal practitioners”. Clinical Law Review, Vol. 2, pp. 231-255.
Jennifer A. Moon (2004). “A Handbook of reflective and experiential learning, Theory and Practice”. RoutledgeFalmer.
Jenny Muniz (2020). “Culturally responsive teaching; a Reflection guide”. New America.
John Deway (1997). “How we think, Dover Pulbications”. INC, Mineola, New York, 1997.
JuditFullana et. al. (2006). “Reflective learning in higher education: a qualitative study on students’ perceptions”. Studies in Higher Education, Vol. 41, no. 6, 1008, 1022.
Lon L. Fuller (1950). “On Teaching Law”. Stanford Law Review, Vol. 2, no. 1 pp. 35-47.
Mary Ryan and Michael Ryan (2013). “Theorizing a model for teaching and assessing reflective learning in higher education”. Higher Education Research and Development, Vol. 32, no. 2, pp. 244-257.
Mary Ryan (2012). “Conceptualizing and teaching discursive and performative reflection in higher education”. Studies in Continuing Education, Vol. 34, no. 2, pp. 207-223.
Mary Ryan (2019). “The pedagogical balancing act: teaching reflection in higher education”. Teaching in Higher Education, Vol. 18, no. 2, pp. 144-155.
Michele Leering (2014). “Conceptualizing reflective practice for legal professionals”. Journal of Law and Social Policy, vol. 23, pp. 83-108.
Michele M. Leering (2019). “Perils, pitfalls and possibilities: introducing reflective practice effectively in legal education”. The Law Teacher, vol. 53, no. 4, pp. 431-445.
Paul F. Teich (1986). “Research on American Law Teaching: Is there a case against the case system?”. Journal of Legal Education, vol. 36, no. 2, pp. 167-188.
Robert Grossman (2019). “Structures for Facilitating Student Reflection”. College Teaching, Vol.51, no. 1, pp. 13-22.
Robert S. Summers (1984). “Fuller on Legal Education”. Journal of Legal Education, pp. 8-22.
Russell R. Rogers (2001). “Reflection in Higher Education: A concept analysis”. Innovative Higher Education, Vol. 26, no. 1, pp. 37-58.
Thomas S. C. Farrell (2012). “Reflecting on reflective practice: (Re) visiting Dewey and Schön”. TESOL Journal, vol.3, no. 1, pp. 7-16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nguyen Le Thu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.