EFICÁCIA DA CHAMADA FRIA NO COMPORTAMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA

PUNIÇÃO OU OPORTUNIDADE DE BRILHAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12094

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Discussão em sala de aula, Participação em sala de aula, Chamada fria, Métodos pedagógicos, Envolvimento do aluno

Resumo

Objetivos pedagógicos e a natureza do conteúdo do curso podem levar os instrutores a adotar abordagens variadas para selecionar um aluno para a chamada fria, especificamente em uma configuração de estúdio onde os alunos trabalham em diferentes projetos de forma independente e mostram o progresso do trabalho de tempos em tempos em críticas programadas. A chamada fria geralmente se mostra uma ferramenta eficaz para obter uma resposta sem impor julgamento aos destinatários. Embora haja uma gama mista de comportamentos exibidos por alunos que são chamados a frio, uma classificação de respostas de provocadoras de ansiedade a inspiradoras pode ser obtida; há uma necessidade de uma maior compreensão da utilização das trocas para trazer resultados frutíferos e envolventes de discussões de estúdio. Este estudo visa desvendar as dimensões da utilização da abordagem de chamada fria em uma troca didática dentro da pedagogia de estúdio. Uma pesquisa por questionário foi conduzida em uma classe de graduação na Arts and Design School. O impacto da chamada fria na participação dos alunos foi determinado por meio de vários parâmetros, incluindo escolha do curso, frequência de participação, conforto dos alunos e metodologia de ensino. Após analisar as pesquisas, professores específicos da sala de aula foram entrevistados para fornecer uma perspectiva qualitativa do corpo docente. Concluiu-se que a chamada fria aumenta a frequência de participação dos alunos e também aumenta a preparação para a aula. Cerca de 67% dos alunos responderam que os métodos de ensino desempenham um papel importante nas atividades de aprendizagem e na participação dos alunos durante as discussões em sala de aula. 84% dos participantes concordaram que a chamada fria é uma forma eficaz de aprendizagem. De acordo com a pesquisa, a chamada fria pode ser feita em grandes números sem deixar os alunos desconfortáveis. Como resultado, as descobertas deste estudo apoiam o uso deste método instrucional para encorajar mais alunos a participarem das discussões em sala de aula.

Biografia do Autor

Shaharuddin bin Md. Salleh, Senior Lecturer, Department of Educational Science, Mathematics and Multimedia Creative, Faculty of Education, Universiti Teknologi Malaysia (UTM), Malaysia

Senior Lecturer, Department of Educational Science, Mathematics and Multimedia Creative, Faculty of Education, Universiti Teknologi Malaysia (UTM), Malaysia

Khadija Zia, Education and Technology at University Teknologi Malaysia (UTM), Malaysia

PhD scholar, Education and Technology at University Teknologi Malaysia (UTM), Malaysia

Sohaib Naseer, Lecturer, Nottingham Trent University (NTU), United Kingdom

Lecturer, Nottingham Trent University (NTU), United Kingdom

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Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Artigos