HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES NA PRÁTICA CLÍNICA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA NA REGIÃO DO DELTA DO MEKONG, VIETNÃ
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12286Palavras-chave:
Habilidades comunicativas, práticas clínicas, estudantes de medicinaResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades de comunicação com pacientes na prática clínica entre estudantes de medicina do 4º ao 6º ano da Can Tho University of Medicine and Pharmacy e da Tra Vinh University. O estudo teve como objetivo avaliar as habilidades de comunicação com pacientes na prática clínica de estudantes de medicina do 4º ao 6º ano da Can Tho University of Medicine and Pharmacy e da Tra Vinh University, e descobrir os fatores que afetam o aprendizado e a prática dessa habilidade. Um estudo descritivo transversal foi conduzido com 606 estudantes de medicina, usando uma abordagem quantitativa por meio de um questionário estruturado para avaliar seis habilidades de comunicação com o paciente. As perguntas foram divididas em 49 itens, medindo desde a compreensão básica até a capacidade de praticar de forma independente e confiante em uma escala de 5 pontos. Estudantes de medicina na região do Delta do Mekong demonstraram altos níveis de proficiência em habilidades de comunicação com o paciente, especialmente na criação de um ambiente de comunicação confortável e respeitoso para os pacientes (pontuação média = 4,27). No entanto, resumir e sintetizar informações foi a habilidade mais fraca (pontuação média = 3,94). Os alunos do último ano superaram os alunos do quarto ano, e as alunas demonstraram melhores habilidades do que os alunos do sexo masculino nos cinco elementos de comunicação. Estudos aprofundados revelaram barreiras como tempo limitado em interações com pacientes e dificuldade em fornecer feedback.
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