PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO DE SOM ENTRE APRENDIZES DE INGLÊS DO ÁRABE NAJDI
UMA ANÁLISE FONOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12392Palavras-chave:
Inglês, Língua estrangeira, Árabe Najdi, Simplificação fonológica, FonologiaResumo
Este artigo investigou os processos de simplificação fonológica empregados por falantes nativos do árabe najdi para modificar sequências complexas de consoantes do inglês. Para esse fim, o estudo mediu a frequência de cada processo de simplificação que apareceu nos dados e examinou características relevantes. Após seu consentimento, 42 participantes com diferentes níveis de proficiência em inglês foram convidados a produzir 21 palavras em inglês que continham sequências de consoantes em diferentes posições, incluindo inicial, medial e final. Além disso, as sequências incluíam grupos de duas, três e quatro consoantes. Os dados foram registrados e analisados usando o pacote de software Praat para identificar as estratégias de simplificação que apareceram. As descobertas revelaram cinco estratégias principais empregadas por falantes de najdi. Essas estratégias foram inserção, vozeamento, exclusão, metátese e fricativização. Entre esses processos, a inserção surgiu como a mais frequentemente empregada e foi encontrada principalmente em sequências de duas consoantes, embora as modificações introduzidas em sequências de três consoantes dominassem em geral. A segunda estratégia mais comum foi a vozeamento, seguida pela exclusão. Em contraste, metátese e fricativização eram relativamente raras. Além disso, os participantes às vezes combinavam duas estratégias em vez de usar apenas uma para lidar com uma sequência consonantal problemática.
Referências
Alkhonini, O. A., & Wulf, D. J. (2018). “The rain in Spain” updated? An elocution drill for efficiently teaching English consonant clusters. Open Journal of Modern Linguistics, 8, 231–241. https://doi.org/10.4236/ojml.2018.86020
Best, C. T., & Tyler, M. D. (2007). Nonnative and second-language speech perception: Commonalities and complementarities. In O.-S. Bohn & M. J. Munro (Eds.), Language experience in second language speech learning: In honor of James Emil Flege (pp. 13–34). John Benjamins Publishing Company.
Blevins, J. (2004). Evolutionary phonology: The emergence of sound patterns. Cambridge University Press.
Boersma, P., & Weenink, D. (2025). Praat: Doing phonetics by computer (Version 6.4.26). https://www.fon.hum.uva.nl/praat/
Broselow, E. (1983). Non-obvious transfer: On predicting epenthesis errors. In S. Gass & L. Selinker (Eds.), Language transfer in language learning (pp. 269–280). Newbury House.
Broselow, E., & Kang, Y. (2013). Phonology and speech. In J. Herschensohn & M. Young- Scholten (Eds.), The Cambridge handbook of second language acquisition (pp. 529–554). Cambridge University Press.
Bybee, J. L. (2001). Phonology and language use. Cambridge University Press.
Chomsky, N. (1975). Reflections on language. Pantheon Books.
Chomsky, N. (1986). Knowledge of language: Its nature, origin, and use. Praeger Publishers.
Chomsky, N., & Halle, M. (1968). The sound pattern of English. Harper & Row.
Comrie, B. (1971). Language universals and linguistic typology. The University of Chicago Press.
Derwing, T. M., & Munro, M. J. (2005). Second language accent and pronunciation teaching: A research‐based approach. TESOL Quarterly, 39(3), 379–397. https://doi.org/10.2307/3588486
Flege, J. E. (1987). The production of “new” and “similar” phones in a foreign language: Evidence for the effect of equivalence classification. Journal of Phonetics, 15(1), 47–65.
Flege, J. E. (1995). Second-language speech learning: Theory, findings, and problems. In W. Strange (Ed.), Speech perception and linguistic experience: Theoretical and methodological issues (pp. 229–273). York Press.
Goldstein, L., Chitoran, I., & Selkirk, E. (2007). Syllable structure as coupled oscillatormodes: Evidence from Georgian vs. Tashlhiyt Berber. Proceedings of the 16th International Congress of Phonetics Sciences (pp. 241–244). University of Saarbrucken. https://sail.usc.edu/~lgoldste/ArtPhon/Papers/Week%2011/TB-G_rev_all_jun11.pdf
Greenberg, J. (1963). The universals of language (2nd ed.). MIT Press.
Hayes, B. (2009). Introductory phonology. Wiley-Blackwell.
Hockett, C. F. (1955). The phoneme: Its nature and use. The University of Chicago Press.
Huffman, M. (1995). The role of assimilation in phonological systems. In J. Goldsmith (Ed.), The handbook of phonological theory (pp. 408–423). Blackwell Publishers.
Igaab, Z. (2018). A contrastive study of metathesis in English and Arabic. Journal of Education College Wasit University, 1(7). http://dx.doi.org/10.31185/eduj.Vol1.Iss7.471
Joos, M. (1957). The five clocks. The University of Chicago Press.
Kenstowicz, M. (1994). Phonology: A cognitive view. The University of Chicago Press.
Kiparsky, P. (2003a). Syllables and moras in Arabic. In C. Fery & R. Van de Vijver (Eds.), The syllable in optimality theory (pp. 147–182). Cambridge University Press.
Kiparsky, P. (2003b). The phonological basis of change. In B. D. Joseph & R. D. Janda (Eds.), The handbook of historical linguistics (pp. 311–342). https://doi.org/10.1002/9781405166201.ch6
Labov, B. (1972). Sociolinguistic patterns. University of Pennsylvania Press.
Lin, S. (2015). Mandarin Chinese: A functional reference grammar. University of California Press.
Lindblom, B. (1990a). Explaining phonetic variation: The role of subtle optimizations. In W. J. Hardcastle & A. Marchal (Eds.), Speech production and speech modeling (pp. 403–439). Kluwer Academic Publishers.
Lindblom, B. (1990b). Phonetic content in phonology. PERILUS, 11, 101–118. https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:322882/FULLTEXT01.pdf
Lindblom, B. (1998). Systemic constraints and adaptive change in the formation of sound structure. In J. R. Hurford, M. Studdert-Kennedy, & C. Knight (Eds.), Approaches to the evolution of language: Social and cognitive bases (pp. 242–264). Cambridge University Press.
Mitchell, T. F. (1960). Prominence and syllabication in Arabic. Bulletin of the School of Oriental and African Studies, 23(2), 369–389. https://www.jstor.org/stable/609703
Prince, A., & Smolensky, P. (2004). Optimality theory: Constraint interaction in generative grammar. Blackwell Publishing.
R Core Team. (2024). R: A language and environment for statistical computing (Version 4.4.2). R Foundation for Statistical Computing.
Rose, S. (2000). Epenthesis positioning and syllable contact in Chaha. Phonology, 17(3), 397–425. https://doi.org/10.1017/S0952675701003931
Tranel, B. (1987). The sounds of French: An introduction. Cambridge University Press.
Trubetskoy, N. (1939). Principles of phonology (C. A. M. Baltaxe, Trans.). University of California Press.
Weinberger, S. (1987). The influence of linguistic context on syllable simplification. In G. Ioup & S. H. Weinberger (Eds.), Interlanguage phonology: The acquisition of a second language sound system (pp. 401–417). Newbury House.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Omar Alkhonini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.