O PAPEL DA CULTURA ESCOLAR NA REFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO VIETNÃ HOJE
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12419Palavras-chave:
Papel, Cultura, Cultura Escolar, Ensino SuperiorResumo
A cultura escolar desempenha um papel fundamental na reforma do ensino superior no Vietnã hoje. Ela não serve apenas como uma força motriz para professores e alunos, mas também estabelece valores essenciais, normas comportamentais e um ambiente de aprendizagem positivo. Uma cultura escolar forte e positiva melhora a qualidade do ensino e da aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento holístico dos alunos em ética, intelecto, bem-estar físico e estética. Alcançar isso requer uma coordenação próxima entre instituições educacionais, famílias e sociedade na formação e nutrição do caráter da geração mais jovem. Este estudo visa esclarecer o papel da cultura escolar na reforma do ensino superior no Vietnã por meio dos seguintes aspectos: cultura escolar como uma meta da reforma do ensino superior; cultura escolar como uma força motriz para a reforma; cultura escolar como um sistema regulatório no processo de reforma; e cultura escolar como um dos critérios essenciais para a reforma do ensino superior no Vietnã hoje.
Referências
Amiel, M. Bonnet, F., & Jacobs, J. (2000). Administrative management - Theory and practice. Hanoi: National Politics.
Binh, T., & Phuong, A. (2022). School culture. Hanoi: Hong Duc.
Communist Party of Vietnam. (2014). Documents of the 9th Conference of the 11th Central Executive Committee. Hanoi: Central Party Office.
Communist Party of Vietnam. (2021). Documents of the 13th National Congress of Delegates. Hanoi: National Politics.
Dung, V. (2009). School culture - From theoretical and practical perspectives, Proceedings of the scientific conference "School culture - theory and practice", Vietnam Association of Psychology and Education.
Duong, P. D. (2013). From culture to reading culture. Hanoi: Information culture.
Farmer, D.W. (1990). Managing change in higher education, New directions for higher education, Vol. 71. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1990;
Kent, D., & Terrence, E. D. (2010). The Shaping School Culture Fieldbook, 2nd Edition, 2009. Elizabeth R. Hinde, School Culture and Chang.
Huan, P. Q. (2007). Organizational culture, the core form of school culture, Scientific Report published in the Proceedings of the School Culture Conference, Institute of Pedagogical Research, Hanoi National University of Education.
Hung, N. K., & Hac, P. M. (2012). Culture and school culture: Value education to build school culture. Hanoi: Thanh Nien.
La, N. T. (2019). Managing school culture building at the National Academy of Public Administration, Doctoral thesis in Educational Management. Hanoi: Academy of Social Sciences.
Loc, N.T.M., & Hien, N.V.B. (2019). Managing school culture. Hanoi: National University.
Kennedy (2012). Academic obligations (translated by Hoang Khang, To Dieu Lan, Cao Le Thanh Hai). Hanoi: Tri Thuc.
Ngan, N.T.K. (2011). Communication culture in schools. Ho Chi Minh City: University of Education.
Nguyet, N.T.M. (2013). Building a scientific culture to improve the quality of teaching and scientific research. Journal of Science, Hanoi National University of Education, No. 6A.
Quan, T.H. (2017). School culture. Hanoi: The World.
Stephen, S. (2005). Leadership for School Culture, ERIC Digest, Number 91, 2005;
Thiep, N.H. (2018). Building school culture today. Hanoi: Statistics.
Thuy, L.T.N. (2018). Building school culture - Theory and practice. Hanoi: National University.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nguyen Ngoc Kha, Nguyen Huynh Bich Phuong

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.