O PAPEL DA CULTURA ESCOLAR NA REFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO VIETNÃ HOJE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12419

Palavras-chave:

Papel, Cultura, Cultura Escolar, Ensino Superior

Resumo

A cultura escolar desempenha um papel fundamental na reforma do ensino superior no Vietnã hoje. Ela não serve apenas como uma força motriz para professores e alunos, mas também estabelece valores essenciais, normas comportamentais e um ambiente de aprendizagem positivo. Uma cultura escolar forte e positiva melhora a qualidade do ensino e da aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento holístico dos alunos em ética, intelecto, bem-estar físico e estética. Alcançar isso requer uma coordenação próxima entre instituições educacionais, famílias e sociedade na formação e nutrição do caráter da geração mais jovem. Este estudo visa esclarecer o papel da cultura escolar na reforma do ensino superior no Vietnã por meio dos seguintes aspectos: cultura escolar como uma meta da reforma do ensino superior; cultura escolar como uma força motriz para a reforma; cultura escolar como um sistema regulatório no processo de reforma; e cultura escolar como um dos critérios essenciais para a reforma do ensino superior no Vietnã hoje.

 

Biografia do Autor

Nguyen Ngoc Kha, Ho Chi Minh City University of Education, Vietnam

Ho Chi Minh City University of Education, Vietnam

Nguyen Huynh Bich Phuong, Ho Chi Minh City University of Education, Vietnam

Ho Chi Minh City University of Education, Vietnam

Referências

Amiel, M. Bonnet, F., & Jacobs, J. (2000). Administrative management - Theory and practice. Hanoi: National Politics.

Binh, T., & Phuong, A. (2022). School culture. Hanoi: Hong Duc.

Communist Party of Vietnam. (2014). Documents of the 9th Conference of the 11th Central Executive Committee. Hanoi: Central Party Office.

Communist Party of Vietnam. (2021). Documents of the 13th National Congress of Delegates. Hanoi: National Politics.

Dung, V. (2009). School culture - From theoretical and practical perspectives, Proceedings of the scientific conference "School culture - theory and practice", Vietnam Association of Psychology and Education.

Duong, P. D. (2013). From culture to reading culture. Hanoi: Information culture.

Farmer, D.W. (1990). Managing change in higher education, New directions for higher education, Vol. 71. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1990;

Kent, D., & Terrence, E. D. (2010). The Shaping School Culture Fieldbook, 2nd Edition, 2009. Elizabeth R. Hinde, School Culture and Chang.

Huan, P. Q. (2007). Organizational culture, the core form of school culture, Scientific Report published in the Proceedings of the School Culture Conference, Institute of Pedagogical Research, Hanoi National University of Education.

Hung, N. K., & Hac, P. M. (2012). Culture and school culture: Value education to build school culture. Hanoi: Thanh Nien.

La, N. T. (2019). Managing school culture building at the National Academy of Public Administration, Doctoral thesis in Educational Management. Hanoi: Academy of Social Sciences.

Loc, N.T.M., & Hien, N.V.B. (2019). Managing school culture. Hanoi: National University.

Kennedy (2012). Academic obligations (translated by Hoang Khang, To Dieu Lan, Cao Le Thanh Hai). Hanoi: Tri Thuc.

Ngan, N.T.K. (2011). Communication culture in schools. Ho Chi Minh City: University of Education.

Nguyet, N.T.M. (2013). Building a scientific culture to improve the quality of teaching and scientific research. Journal of Science, Hanoi National University of Education, No. 6A.

Quan, T.H. (2017). School culture. Hanoi: The World.

Stephen, S. (2005). Leadership for School Culture, ERIC Digest, Number 91, 2005;

Thiep, N.H. (2018). Building school culture today. Hanoi: Statistics.

Thuy, L.T.N. (2018). Building school culture - Theory and practice. Hanoi: National University.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Artigos