O IMPACTO DO ENSINO SUPERIOR NA IMPLEMENTAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12421Palavras-chave:
ensino superior, conceito de desenvolvimento sustentável, competências de orientação social e ambiental, desenvolvimento socioeconómico e ambientalResumo
Os desafios globais modernos são o crescimento da tensão ambiental, a utilização irracional de recursos finitos, que se deve às necessidades cada vez maiores da sociedade e à necessidade de utilizar recursos para as satisfazer. O conceito de desenvolvimento sustentável é uma estratégia global para superar muitos problemas da humanidade e uma direção para alcançar o equilíbrio social, económico e ecológico. O ensino superior desempenha um papel importante na formação da consciência da humanidade sobre a importância da utilização eficaz e consciente dos recursos e da cultura ecológica da população. É possível reforçar a influência do ensino superior na implementação do conceito de desenvolvimento sustentável através da introdução de competências dos estudantes de orientação social e ambiental, que contribuirão para a implementação dos princípios do desenvolvimento sustentável nas suas futuras atividades profissionais e na vida quotidiana. O objetivo do estudo é identificar a influência do ensino superior na implementação do conceito de desenvolvimento sustentável através da formação de competências de orientação social e ambiental em estudantes de instituições de ensino superior. O artigo utiliza a metodologia da abordagem sistema-processo, que permite ter em conta as especificidades do ensino superior e do desenvolvimento sustentável como processos de natureza diversa através de vários métodos de conhecimento científico e determinar a sua sistematicidade e influência mútua. Identificam-se as lacunas inerentes ao conteúdo, composição e processo de implementação dos programas educativos ao nível das instituições de ensino superior, no que diz respeito à intensificação da formação de competências profissionais de orientação sócio-ecológica nos estudantes das instituições de ensino superior para garantir a implementação do conceito de desenvolvimento sustentável. Justifica-se a utilização de uma abordagem integrada nas instituições de ensino superior, que abrange a formação teórica e prática dos estudantes na aquisição de competências de orientação socioecológica, o que inclui o desenvolvimento e implementação de programas educativos que contribuam para a formação das competências técnicas necessárias para profissões específicas, conhecimentos interdisciplinares que apoiem uma compreensão mais ampla dos processos ambientais, e competências normativas relacionadas com a consciência ambiental e os valores do desenvolvimento sustentável. São identificadas as etapas de apoio organizacional ao desenvolvimento profissional de jovens especialistas para a implementação do conceito de desenvolvimento sustentável e as etapas de formação das competências socioecológicas dos alunos.
Referências
Abdelnaeim, S., El-Bassiouny, N. and Hauser, C. (2025). The role of service quality in achieving sustainable development goal 3: shaping students' psychological well-being in an Egyptian higher education context. Management & Sustainability: An Arab Review, 4(1), 4-23. https://doi.org/10.1108/MSAR-07-2023-0036.
Arefiev, S., Popelo, O., Rogulska, O., Rudnitska, K., & Derevianko, D. (2022). Higher education as a determinant of sustainable development. REVISTA DE LA UNIVERSIDAD DEL ZULIA, 13(38), 734-746. http://dx.doi.org/10.46925//rdluz.38.40734.
Chusniyah, A., Makruf, I. and Supriyanto (2025). Two decades of sustainable development studies in higher education management: a bibliometric analysis. International Journal of Sustainability in Higher Education, 26(3), 614-632. https://doi.org/10.1108/IJSHE-11-2023-0546.
Cubas, A.L.V., Provin, A.P., Dutra, A.R.d.A., Andrade Guerra, J.B.S.O.d. and Mussi, C.C. (2024). Forging a sustainable path: the QualEnv consortium's practices and strategies in promoting sustainable development in higher education institutions. International Journal of Sustainability in Higher Education, 26(1), 63-82. https://doi.org/10.1108/IJSHE-11-2023-0514.
Djakona, A., Kholiavko, N., Dubyna, M., Zhavoronok, A., & Fedyshyn, M. (2021). Educational dominant of the information economy development: a case of Latvia for Ukraine. Economic Annals-XXI. 192(7-8(2)), 108-124. https://doi.org/10.21003/ea.V192-09.
Ebekozien, A., Aigbavboa, C.O., Samsurijan, M.S., Radin Firdaus, R.B. and Rohayati, M.I. (2025). Expanded corporate social responsibility framework: companies’ role in improving higher education institutions infrastructure to Sustainable Development Goal 4. Journal of Facilities Management, 23(1), 1-18. https://doi.org/10.1108/JFM-11-2022-0120.
Ferk Savec, V., & Jedrinović, S. (2025). The Role of AI Implementation in Higher Education in Achieving the Sustainable Development Goals: A Case Study from Slovenia. Sustainability, 17(1), 183. https://doi.org/10.3390/su17010183.
Göçoğlu. Volkan. (2025). Strategic intentions of higher education for sustainable development goals: Qualitative evidence from universities in Türkiye. Sustainable Development, 33(1), 1575-1587. https://doi.org/10.1002/sd.3186.
Grunwald, G., Kara, A. and Spillan, J.E. (2025). Forging a relationship between quality management and sustainable development in higher education institutions: insights from a cross-country Kano study. The TQM Journal, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/TQM-08-2024-0295.
Handoyo, E., Ariyatun, A., Syaifuddin, S., Winarto, W., Saputro, S. D., Anwar, E. D., Reffiane, F., & Banu Kenayathulia, H. (2024). Integration of the global attitudes of prospective teachers in encouraging a culture of environmental conservation for sustainable development in higher education. Multidisciplinary Reviews, 8(4), 2025114. https://doi.org/10.31893/multirev.2025114.
Kholiavko, N., Grosu, V., Safonov, Yu., Zhavoronok, A., Cosmulese, C.G. (2021). Quintuple Helix Model: Investment Aspects of Higher Education Impact on Sustainability. Management Theory and Studies for Rural Business and Infrastructure Development, 43(1), 111-128. https://doi.org/10.15544/mts.2021.10.
Kholiavko, N., Popelo, O., Melnychenko, A., Derhaliuk, M., & Grynevych, L. (2022). The Role of Higher Education in the Digital Economy Development. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16773. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16773.
Kholiavko, N., Popelo, О., Hryhorkiv, M., Kosmii, O., Oleksiienko, O., Zhavoronok, A. (2023). EU higher education institution toward the sustainable development. Management Theory and Studies for Rural Business and Infrastructure Developmente, 46(2), 124-132. https://ejournals.vdu.lt/index.php/mtsrbid/article/view/4739/2760.
Kholiavko, N., Zhavoronok, A., Shaposhnykov, K., Krylov, D., Morozova, L., Babiak, N. (2021). Integrated Model of the Higher Education Financing Under the Quadruple Helix Concept. International Journal of Computer Science and Network Security, 21(7), 125-132. https://doi.org/10.22937/IJCSNS.2021.21.7.16.
Lopes, Laura Mafalda Carvalho, Matias-Correia, Rosalina, Silva, Rosa Carla Gomes da, Machado, Natália de Jesus Barbosa, França, Ana Paula Dos Santos Jesus Marques. (2025). Sustainability in Higher Education: Experience report on achieving Sustainable Development Goals. Rev Bras Enferm, 77Suppl 2(Suppl 2), e20240118. doi: 10.1590/0034-7167-2024-0118.
Marhasova, V., Kholiavko, N., Popelo, O., Krylov, D., Zhavoronok, A., & Biliaze, O. (2023). The Impact of Digitalization on the Sustainable Development of Ukraine: COVID-19 and War Challenges for Higher Education. Revista De La Universidad Del Zulia, 14(40), 422-439. https://produccioncientificaluz.org/index.php/rluz/article/view/40076.
Popelo, O., Kholiavko, N., Safonov, Y., Shaposhnykov, K., Babukh, I., Yamniuk, B. (2024). Global trends of universities digitalization under the sustainable development concept. Management Theory and Studies for Rural Business and Infrastructure Development, 46(4), 473–481. https://doi.org/10.15544/mts.2024.44
Rodríguez-Zurita, D., Jaya-Montalvo, M., Moreira-Arboleda, J., Raya-Diez, E. and Carrión-Mero, P. (2024). Sustainable development through service learning and community engagement in higher education: a systematic literature review. International Journal of Sustainability in Higher Education, 26(1), 158-201. https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2023-0461.
Sawani, Y., Joseph, C. and Leong, S.H. (2025). Motivating factors of higher education institutions sustainable development goals online disclosure: a systematic literature review. International Journal of Sustainability in Higher Education, 26(3), 651-671. https://doi.org/10.1108/IJSHE-01-2024-0014.
Shevchuk, N., Tulchynska, S., Severyn-Mrachkovska, L., Pidlisna, O., & Kryshtopa, I. (2021). Conceptual Principles of the Transformation of Industrial Parks into Eco-Industrial Ones in the Conditions of Sustainable Development. IJCSNS International Journal of Computer Science and Network Security, 21(12), 349-355. https://doi.org/10.22937/IJCSNS.2021.21.12.49.
Tulchynska, S., Shevchuk, N., Kleshchov, A., Kryshtopa, I., Zaburmekha, Ye. (2021). The Role of Higher Education Institutions in the Development of EcoIndustrial Parks in Terms of Sustainable Development. IJCSNS International Journal of Computer Science and Network Security, 21(10), 317-323. https://doi.org/10.22937/IJCSNS.2021.21.10.45.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Olena Arefieva, Marta Derhaliuk, Victoria Bilyk, Olena Kostiunik, Tetiana Shchepina, Anna Pohrebniak

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.