ENSINO BASEADO EM PROJETOS

APLICANDO INOVAÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12455

Palavras-chave:

Ensino baseado em projetos, métodos educacionais inovadores, aprendizagem ativa, pensamento crítico, inovações educacionais

Resumo

O artigo tem como objetivo fornecer uma visão abrangente do ensino de projetos como um elemento inovador do processo educacional e analisar suas aplicações práticas no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo comparativo, no qual os resultados de dois grupos de alunos do ensino médio foram comparados - um que aprendeu por meio do aprendizado baseado em projetos e o outro que usou métodos tradicionais. Os resultados mostraram que os alunos do grupo experimental alcançaram uma maior compreensão do currículo, melhores resultados acadêmicos e uma maior motivação para aprender em comparação ao grupo de controle. Além disso, o aprendizado baseado em projetos contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, resolução de problemas e autoavaliação. Apesar de suas muitas vantagens, a pesquisa identificou desafios na implementação deste método, como consumo de tempo, necessidade de suporte metodológico para professores e níveis variados de engajamento dos alunos. É necessário garantir suporte sistemático para a equipe docente e expandir o uso de tecnologias digitais no aprendizado baseado em projetos. As descobertas indicam que o aprendizado baseado em projetos representa uma direção promissora na educação que pode contribuir para a modernização dos currículos escolares e a melhoria da qualidade do ensino. Sua aplicação mais ampla pode ajudar a preparar os alunos para os desafios do século XXI e apoiar sua criatividade, independência e adaptabilidade às mudanças dinâmicas da sociedade.

Biografia do Autor

Jens Weber, Comenius University in Bratislava, Mlynske luhy 4, 821 05 Bratislava, Slovakia

Comenius University in Bratislava, Mlynske luhy 4, 821 05 Bratislava, Slovakia

Marc Weber, Comenius University in Bratislava, Mlynske luhy 4, 821 05 Bratislava, Slovakia

Comenius University in Bratislava, Mlynske luhy 4, 821 05 Bratislava, Slovakia

Rafael P. Humpert, Danubius University, Richterova, Sladkovicovo, Slovakia

Danubius University, Richterova, Sladkovicovo, Slovakia

Bianca Triebel, DTI University, Sladkovicova, Dubnica nad Vahom, Slovakia

DTI University, Sladkovicova, Dubnica nad Vahom, Slovakia

Caroline Kigira, Danubius University, Richterova 1171, 925 21 Sladkovicovo, Slovakia

Danubius University, Richterova 1171, 925 21 Sladkovicovo, Slovakia

Harald Behrschmidt, Comenius University in Bratislava, Odbojarov, Bratislava, Slovakia

Comenius University in Bratislava, Odbojarov, Bratislava, Slovakia

Referências

Azizi, B. (2017). The Study of Relationship between Organizational Learning and Organizational Performance. Revista Administracao Em Dialogo, 19(1), 164-172. https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.32657

Bakhshalipour, V., Khodaparast, S., Azizi, B., & Kalashi, M. (2023). Relationship Between the Components of Information and Communication Technology with Organizational Agility from View Point of Physical Education Professors. Cadernos Educacao Tecnologia E Sociedade, 16(4), 799-815. https://doi.org/10.14571/brajets.v16.n4.799-815

Blasko, M. (2013). Moderne metody vyucovania a ich aplikacia v pedagogickej praxi. Bratislava: Wolters Kluwer.

Cannistra, M., Agasisti, T., Amagir, A., Poder, K., Holz, O., Vartiak, L., & De Witte, K. (2022). A comparative analysis of financial literacy levels and initiatives among students in five European countries. Research in Comparative and International Education, 17(2), 246–280. https://doi.org/10.1177/17454999211066183

Cannistra, M., De Beckker, K., Agasisti, T., Amagir, A., Poder, K., Vartiak, L., & De Witte, K. (2024). The impact of an online game-based financial education course: Multi-country experimental evidence. Journal of Comparative Economics, 52(4), 825–847. https://doi.org/10.1016/j.jce.2024.03.001

Dewey, J. (1916). Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. The Macmillan Company.

Dori, Y. J., & Belcher, J. (2021). How does technology-enabled active learning affect undergraduate students' understanding of electromagnetism concepts? The Journal of the Learning Sciences, 14(2), 243-279. https://doi.org/10.1207/s15327809jls1402_3

Dunleavy, M., & Dede, C. (2021). Augmented reality teaching and learning. In J. M. Spector, M. D. Merrill, J. Elen, & M. J. Bishop (Eds.), Handbook of Research on Educational Communications and Technology (Pp. 735–745). Springer. Https://Doi.Org/10.1007/978-1-4614-3185-5_59

Frey, K. (1984). Die Projektmethode: Eine Einfuhrung In Die Praxis Des Projektorientierten Unterrichts. Beltz Verlag.

Graham, M., Zook, M., & Boulton, A. (2021). Augmented Reality In Urban Places: Contested Content and The Duplicity Of Code. Transactions of the Institute of British Geographers, 38(3), 464-479. Https://Doi.Org/10.1111/J.1475-5661.2012.00539.X

Jaseckova, G., Konvit, M., & Vartiak, L. (2022). Vernadsky's Concept of The Noosphere and Its Reflection In Ethical And Moral Values Of Society. History Of Science and Technology, 12(2), 231–248. Https://Doi.Org/10.32703/2415-7422-2022-12-2-231-248

Kalhous, Z., & Obst, O. (2002). Skolni Didaktika. Portal.

Kasikova, H. (2001). Kooperativni Uceni, Kooperativni Skola. Portal.

Kilpatrick, W. H. (1935). The Project Method: The Use of The Purposeful Act In The Educative Process. Teachers College, Columbia University.

Konvit, M., Jaseckova, G., & Vartiak, L. (2024). A Contemporary View of The Planetary Oikos Through the Prism of Technology and Management. Meta-Research In Hermeneutics Phenomenology And Practical Philosophy, 15(2), 367-386.

Kosova, B. (1996). Konstruktivizmus V Edukacnej Praxi. Bratislava: Pedagogicka Fakulta UK.

Magalhaes, A. V., & Menegat, J. (2024). From Transactional Distance to Distance Education of Our Time. Conhecimento & Diversidade, 16(41), 376-401.

Manak, J., & Svec, V. (2003). Cesty Pedagogickeho Poznani. Brno: Paido.

Manikutty, G., Sasidharan, S., & Rao, B. (2022). Driving Innovation Through Project-Based Learning: A Pre-University STEAM For Social Good Initiative. Arxiv Preprint Arxiv:2211.01998. Https://Doi.Org/10.48550/Arxiv.2211.01998

Mocarzel, M. M. V., & Pereira, C. D. (2016). Revolution, Entertainment and Youth In "The Hunger Games": From the Cultural and Media Representations to The Metaphors of Contemporaneity. Conhecimento & Diversidade, 8(15), 85-99. Https://Doi.Org/10.18316/2237-8049.2016.8

Orbanova, D., & Velichova, D. (2012). Projektove Vyucovanie V Kontexte Rozvoja Digitalnych Zrucnosti. Bratislava: Pedagogicky Ustav.

Salles, S. D. S., & Bentes, H. H. S. (2012). Frontiers of Recognition: Educating Oneself as an Foreigner From The Perspective Of Paul Ricoeur. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, 4(8), 76-92.

Sarmento, D. F., Menegat, J., & Seniw, R. M. (2016). Educational Quality and Management. Training, Research and Management Practices. Revista Iberoamericana De Educacion, 70, 43-64.

Solarova, E. (2003). Inovativne Vyucovacie Metody V Sucasnej Skole. Kosice: UPJS.

Turek, I. (2008). Vzdelavanie Pre 21. Storocie. Bratislava: Wolters Kluwer.

Vartiak, L. (2015). Achieving Excellence In Projects. Procedia Economics and Finance, 26, 292–299. Https://Doi.Org/10.1016/S2212-5671(15)00855-2

Vartiak, L., & Garbarova, M. (2024). Key Performance Indicators for The Creative Industry. Baltic Journal Of Economic Studies, 10(2), 14-23. Https://Doi.Org/ 10.30525/2256-0742/2024-10-2-14-23

Downloads

Publicado

2025-03-20

Edição

Seção

Artigos