Benefícios da tecnologia interativa 3D como ferramenta para auxiliar o ensino

Autores

  • Alexandre da Costa Sena UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vitor Balbio da Silva Instituto Nacional de Tecnologia
  • Anselmo Antunes Montenegro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18316/1397

Palavras-chave:

Ferramentas Educacionais, Interação, Computação Gráfica

Resumo

Benefits of the 3D interactive technology as a tool to assist learning

Em razão do grande avanço tecnológico nas últimas décadas é possível notar um hiato entre as ferramentas de ensino e a tecnologia disponível, onde, de um maneira geral, as ferramentas de ensino são usadas como meros substitutos dos livros didáticos. A partir deste contexto, este artigo percorre obras de diversos pesquisadores das áreas de Educação, Epistemologia e Psicologia, que apontam um caminho para a construção de aplicações educacionais que de fato se adéquem à nossa sociedade e às necessidades educacionais do século XXI. Assumindo que a interação é um conceito chave no processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta os benefícios da tecnologia interativa 3D na construção de ferramentas educacionais que devem funcionar como mediadoras entre o conhecimento e o estudante.

Palavras-chave: Ferramentas educacionais. Interação. Computação gráfica.

Abstract

Due to many technological advances in the last decades it is possible to notice a gap between the educational softwares and the technology available, once the teaching tools are, in most cases, mere replacements for notebooks. Based on this context, this article examines the works of several researchers in the fields of Education, Psychology and Epistemology, which point the way for the construction of educational applications that are suited to our society and the educational needs of the twenty-first century. Assuming that interaction is a key concept in the learning process, this work presents the benefits of 3D interactive technology in the construction of educational software that acts as mediator between the student and knowledge.

Keywords: Educational software. Interaction. Computer graphics.

Biografia do Autor

Alexandre da Costa Sena, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Computação pela Universidade Federal FluminenseProfessor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vitor Balbio da Silva, Instituto Nacional de Tecnologia

Desenvolvedor do Instituto Nacional de Tecnologia

Anselmo Antunes Montenegro, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroProfessor Adjunto da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos