Reflexões sobre estados nacionais e a criação das agências de preservação dos patrimônios culturais.
DOI:
https://doi.org/10.18316/1789Palavras-chave:
Estados nacionais. Patrimônios culturais. Memória social.Resumo
Reflections on national states and the creation of cultural heritage protection agencies
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a criação dos órgãos de preservação dos patrimônios culturais no mundo, a partir do fortalecimento dos Estados nacionais. Toda nação moderna possui representações próprias ou produtos culturais que se originaram a partir de processos históricos de disputas entre grupos que procuram a todo momento impor suas visões sobre a nação aos demais. A partir das recorrentes imagens das identidades e símbolos nacionais, verifica-se um processo de naturalização dessas representações. A análise da criação e manutenção dos patrimônios culturais nacionais exige a apropriação de alguns conceitos, presentes em estudos sobre memória, nacionalismo e patrimônios históricos e artísticos nacionais. As práticas de tombamento e fiscalização permanentes, executadas pelas agências de preservação, constituem um rico objeto de análise para todos os que desejam compreender o complexo processo de construção de narrativas sobre o passado, através da materialização das histórias nacionais.
Palavras-chave: Estados nacionais. Patrimônios culturais. Memória social.
Abstract
The aim of this paper is to analyze the creation of cultural heritage preservation organs throughout the world, as part of the process of strengthening National States. Every modern nation has its own representations or cultural products that originated from historical processes of disputes between groups seeking at all times to impose their views on the nation to the other. From the recurring images of identities and national symbols, there is a process of naturalization of these representations. The analysis of the creation and maintenance of national cultural heritage requires the appropriation of some concepts present in studies on social memory, nationalism and national historical and artistic heritage. The practice of listing and permanent inspection, carried out by conservation agencies, constitute a rich problem to be analyzed for all who wish to understand the complex narrative process of the construction of narratives and in the materialization of national histories.
Keywords: National States. Cultural heritage. Social memory.
Referências
AGUIAR, Leila Bianchi. Turismo e preservação nos sítios urbanos brasileiros: o caso de Ouro Preto. 2006. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2006.
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
CHASTEL, André. La notion de patrimoine. Revue de l’art, n. 49, 1980.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001.
CHUVA, Marcia Regina Romeiro. Os arquitetos da memória. Sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (1930-1940). Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
GELLNER, Ernest. Nacionalismo e democracia. Brasília: UNB, 1981.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/MinC-IPHAN, 1996.
HOBSBAWN, Eric. Nações e nacionalismos desde 1780: programas, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
_____; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: paz e terra, 1997.
LENCLUD, Gérard. “Qu’est-ce que la tradition?” In: DETIENNE, Marcel. Transcrire les mythologies. Paris: Albin Michel, 1994. (Bibliothéque Albin Michel- Idées).
MONNET, Jérome. O álibi do patrimônio: crise da cidade, gestão urbana e nostalgia do passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 24, p. 220-228, 1996.
NORA, Pierre (Org.) Les lieux de memoire. Paris: Gallimard, v. 7, 1987-1992.
_____. Pas de non-lieux pour la nouvelle histoire. Liberation, 18 février 1993.
POMIAN, Krzystof. “Coleção”. Enciclopédia Einaudi, Memória-História. Lisboa, Imprensa Nacional, 1984.
_____. Collectionaires, amateurs et curieux: Paris/Venise XVI-XVIII siècle. Paris: Gallimard, 1997.
POULOT, Dominique. Musée, nation, patrimoine 1789-1815. Paris: Gallimard, 1997.
RIEGL, Aloïs. El culto moderno a los monumentos. Madrid: Visor, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.