Docência na educação superior: reflexões sobre a formação pedagógica

Meirecele Caliope Leitinho, Elivânia da Silva Moraes

Resumo


Este estudo discute a docência na educação superior na perspectiva da formação pedagógica do professor, a fim de compreender como a formação pedagógica está sendo construída e desenvolvida nas instituições de ensino superior. Definimos como referencial teórico, a abordagem reflexiva sobre a prática, a qual concebe o professor como um intelectual, crítico, reflexivo, transformador e pesquisador da prática docente. A formação pedagógica institucionalizada exige uma construção político-jurídica, uma produção organizacional e uma construção sociopedagógica com pressupostos bem definidos. A importância deste estudo reflexivo reside na contribuição para a organização de projetos formativos no âmbito de Instituições de Educação Superior do país que reflitam as dimensões dessa formação como totalidade integrada.

Palavras-Chave: Docência na educação superior. Construção Político-Jurídica. Sociopedagógica e produção organizacional.

 

Teaching in higher education: reflections on educational training

Abstract

This study discusses the teaching in higher education from the perspective of pedagogical training of teachers in order to understand how teacher training is being built and developed in higher education institutions. Defined as a theoretical reference, the reflective approach to practice, which sees the teacher as an intellectual, critical, reflective, transforming and researcher of teaching practice. The institutionalized teacher training requires a political and legal construction, an organizational production and socio educational building with well-defined assumptions. The importance of this study lies in the reflective contribution to the organization of training projects within higher education institutions in the country that reflect the dimensions of such training as an integrated whole.

Keywords: Teaching in higher education. Political and Legal Construction. Socio-pedagogical and organizational production.


Palavras-chave


Docência na educação superior. Construção Político-Jurídica. Sociopedagógica e produção organizacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2247

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