Docência na educação superior: reflexões sobre a formação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18316/2247Keywords:
Docência na educação superior. Construção Político-Jurídica. Sociopedagógica e produção organizacional.Abstract
Este estudo discute a docência na educação superior na perspectiva da formação pedagógica do professor, a fim de compreender como a formação pedagógica está sendo construída e desenvolvida nas instituições de ensino superior. Definimos como referencial teórico, a abordagem reflexiva sobre a prática, a qual concebe o professor como um intelectual, crítico, reflexivo, transformador e pesquisador da prática docente. A formação pedagógica institucionalizada exige uma construção político-jurídica, uma produção organizacional e uma construção sociopedagógica com pressupostos bem definidos. A importância deste estudo reflexivo reside na contribuição para a organização de projetos formativos no âmbito de Instituições de Educação Superior do país que reflitam as dimensões dessa formação como totalidade integrada.
Palavras-Chave: Docência na educação superior. Construção Político-Jurídica. Sociopedagógica e produção organizacional.
Teaching in higher education: reflections on educational training
Abstract
This study discusses the teaching in higher education from the perspective of pedagogical training of teachers in order to understand how teacher training is being built and developed in higher education institutions. Defined as a theoretical reference, the reflective approach to practice, which sees the teacher as an intellectual, critical, reflective, transforming and researcher of teaching practice. The institutionalized teacher training requires a political and legal construction, an organizational production and socio educational building with well-defined assumptions. The importance of this study lies in the reflective contribution to the organization of training projects within higher education institutions in the country that reflect the dimensions of such training as an integrated whole.
Keywords: Teaching in higher education. Political and Legal Construction. Socio-pedagogical and organizational production.
References
ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores. Porto: Porto Editora, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
CORREIA, J. A.; MATOS, M. Solidões e solidariedades no cotidiano dos professores. São Paulo: Cortez, 2001.
CUNHA, I. (Org). Formação avaliativa e concepção da docência. Campinas: Autores Associados, 2005.
CRUZ, M. F. Desarrollo profesional docente. Espanha: Grupo Editorial Universitário, 2006.
GARCIA, C. M. Formação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais transformadores. Porto Alegre: Artmed, 1997.
IMBÉRNON, Francisco. La formación y el desarrollo professional del professorado. 3. ed. Barcelona: Grão, 1998.
LEITINHO, M. C. Relatório do estágio científico de pós-doutorado- UnB: Brasília, 2006.
MORAES, Elivânia da Silva. Formação Profissional nos cursos de graduação em serviço social: pensamento e ação pedagógicos dos docentes. 2014. Tese não publicada (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil, 2014.
MOROSINNI, M. C. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília, DF: Plano, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ZABALZA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZEICHNER, K. El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos da pedagogia, Espanha, n. 220, p. 44-49, 1992.
Universidade Estadual do Ceará. Política de desenvolvimento profissional docente, 2008. Fortaleza, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.