Diversidade sexual e arte educação: considerações curriculares

Autores

  • Alexandre Adalberto Pereira Universidade Federal do Amapá, AP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2836

Palavras-chave:

Arte educação. Multiculturalismo. Diversidade sexual.

Resumo

Neste artigo, investigo a inter-relação possível entre arte, multiculturalismo, educação e a diversidade sexual. Do ponto de vista teórico, proponho uma reflexão em torno da arte educação e cultura visual numa perspectiva multicultural crítica como um instrumento para a construção da cidadania. Compreendo que o trabalho docente deve ser pensado como ato político e por isso pode ser uma forma de fazer com que a disciplina escolar de artes visuais crie mudanças educativas não discriminatórias voltadas para a justiça social.

Palavras-chave: Arte educação. Multiculturalismo. Diversidade sexual.

Biografia do Autor

Alexandre Adalberto Pereira, Universidade Federal do Amapá, AP.

Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá, mestre em Cultura Visual (FAV/UFG) e Doutor em Educação (UFU).

Referências

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008, p. 13-37.

CANEN, Ana. A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussão da diversidade e das diferenças. Scielo, Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, jun. 2008. Seção Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362008000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 25 fev. 2016.

CASTETBON, Philippe. Condenados: no meu país, minha sexualidade é um crime. Domínio Público Agência, maio/jul. 2015. Disponível em:< http://dominiopublicoagencia.com/condenados/>. Acesso em 08 mar. 2016.

DUNCUN, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 15-30.

FONTES, Bárbara de Souza. A cultura na sociologia contemporânea: identidades, narrativas e estratégias de ação. Revista Enfoques, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 77-93, ago. 2010. Disponível em: <http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br>. Acesso em 11 março. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HALL, Stuart. A questão multicultural. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, p. 49-94.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CÂMARA, Michelle Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 38-66.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 209-226.

SILVA, Tomas Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomas Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.

STUHR, Patricia. Cultura visual na arte-educação crítica multicultural. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 131-152.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Edição

Seção

Artigos