Diversidade sexual e arte educação: considerações curriculares

Autores/as

  • Alexandre Adalberto Pereira Universidade Federal do Amapá, AP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2836

Palabras clave:

Arte educação. Multiculturalismo. Diversidade sexual.

Resumen

Neste artigo, investigo a inter-relação possível entre arte, multiculturalismo, educação e a diversidade sexual. Do ponto de vista teórico, proponho uma reflexão em torno da arte educação e cultura visual numa perspectiva multicultural crítica como um instrumento para a construção da cidadania. Compreendo que o trabalho docente deve ser pensado como ato político e por isso pode ser uma forma de fazer com que a disciplina escolar de artes visuais crie mudanças educativas não discriminatórias voltadas para a justiça social.

Palavras-chave: Arte educação. Multiculturalismo. Diversidade sexual.

Biografía del autor/a

Alexandre Adalberto Pereira, Universidade Federal do Amapá, AP.

Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá, mestre em Cultura Visual (FAV/UFG) e Doutor em Educação (UFU).

Citas

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008, p. 13-37.

CANEN, Ana. A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussão da diversidade e das diferenças. Scielo, Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, jun. 2008. Seção Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362008000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 25 fev. 2016.

CASTETBON, Philippe. Condenados: no meu país, minha sexualidade é um crime. Domínio Público Agência, maio/jul. 2015. Disponível em:< http://dominiopublicoagencia.com/condenados/>. Acesso em 08 mar. 2016.

DUNCUN, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 15-30.

FONTES, Bárbara de Souza. A cultura na sociologia contemporânea: identidades, narrativas e estratégias de ação. Revista Enfoques, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 77-93, ago. 2010. Disponível em: <http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br>. Acesso em 11 março. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HALL, Stuart. A questão multicultural. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, p. 49-94.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CÂMARA, Michelle Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 38-66.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 209-226.

SILVA, Tomas Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomas Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.

STUHR, Patricia. Cultura visual na arte-educação crítica multicultural. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 131-152.

Publicado

2018-01-05

Número

Sección

Artigos