Proposições metodológicas para o ensino de Física na educação de jovens e adultos à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Wilson Leandro Krummenauer
  • Clovis Milton Duval Wannmacher

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2942

Palavras-chave:

Ensino de Física. Aprendizagem significativa. Educação de jovens e adultos.

Resumo

Neste artigo, descrevemos propostas metodológicas para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que objetivaram reduzir a evasão e despertar no aluno o interesse pela Física. As metodologias específicas para esta modalidade de ensino revelaram que propostas articuladas a partir do conhecimento prévio dos alunos são potencialmente significativas visando aumentar os níveis de interesse pela ciência, tornando uma Física não de fórmulas prontas, mas uma Física mais próxima do aluno. Os resultados também revelam que as propostas fundamentadas nesta teoria de aprendizagem reduziram significativamente os índices de evasão comparados a anos anteriores.

Palavras-chave: Ensino de Física. Aprendizagem significativa. Educação de jovens e adultos.

Biografia do Autor

Wilson Leandro Krummenauer

Doutorando pelo PPG em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Clovis Milton Duval Wannmacher

Doutor em Bioquímica (UFRGS). Docente permanente do PPG em Educação em Ciências (UFRGS).

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Publicado

2018-01-05

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Seção

Artigos