Proposições metodológicas para o ensino de Física na educação de jovens e adultos à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2942Keywords:
Ensino de Física. Aprendizagem significativa. Educação de jovens e adultos.Abstract
Neste artigo, descrevemos propostas metodológicas para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que objetivaram reduzir a evasão e despertar no aluno o interesse pela Física. As metodologias específicas para esta modalidade de ensino revelaram que propostas articuladas a partir do conhecimento prévio dos alunos são potencialmente significativas visando aumentar os níveis de interesse pela ciência, tornando uma Física não de fórmulas prontas, mas uma Física mais próxima do aluno. Os resultados também revelam que as propostas fundamentadas nesta teoria de aprendizagem reduziram significativamente os índices de evasão comparados a anos anteriores.
Palavras-chave: Ensino de Física. Aprendizagem significativa. Educação de jovens e adultos.
References
FREIRE, P. Educação e mudança. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. 79 p.
FREITAS, E. T. F.; AGUIAR JÚNIOR, O. Atividades de elaboração conceitual por estudantes na sala de aula de física na EJA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v.12, p. 43-62, 2010.
KRUMMENAUER, W. L.; COSTA, S. S. C.; SILVEIRA, F. L. Uma experiência de ensino de Física contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v.12, p. 69-82, 2010.
KRUMMENAUER, W. L.; COSTA, S. S. C. Mapas conceituais como instrumentos de avaliação na Educação de Jovens e Adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 2, p. 33-38, ago. 2009.
KRUMMENAUER, W. L., ROCHA FILHO, J. B. Experiências de ensino de física na educação de jovens e adultos a partir de um tema gerador In: Interatividade e Transdisciplinaridade na educação científica e tecnológica de jovens e adultos.1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013, v.1, p. 139-152.
KRUMMENAUER, W. L., WANNMACHER, C. M. D. Possíveis causas para o desinteresse pela Física na Educação de Jovens e Adultos na região do Vale do Rio dos Sinos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 4, p. 28-44, 2014.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 2003. 195 p.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Ed. do autor, 2006. 103 p.
MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Teorias construtivistas. Porto Alegre: Gráfica do Instituto de Física - UFRGS, 1999. 63 p.
PICONEZ, S. C. B. Educação escolar de jovens e adultos: das competências sociais dos conteúdos aos desafios da cidadania. Campinas: Papirus, 2002. 79 p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.