Drogas e legislação: a ótica de adolescentes rurais
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2954Palavras-chave:
Adolescentes. Drogas. Legislação. Meio rural.Resumo
A exposição e o consumo de drogas frequentemente acontecem na adolescência, sendo que os jovens do meio rural apresentam indicadores iguais ou superiores aos jovens do meio urbano. A partir de Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade, produziu-se um estudo em uma Escola Básica localizada na zona rural da cidade de Chapecó, Santa Catarina, com o intuito de conhecer a visão dos adolescentes sobre drogas e legislação. Verificou-se que os jovens têm compreensão sobre aos riscos ao consumo de drogas, entretanto, possuem uma concepção de impunidade em relação à legislação, conhecendo apenas o papel ostensivo coercitivo da polícia. Nesse sentido, ações que visem a uma reflexão sobre as leis que tratam da punibilidade, proteção e educação, bem como estratégias que possibilitem instrumentalizar uma polícia mais protetiva são atitudes que podem contribuir para o enfrentamento dessa problemática.
Palavras-chave: Adolescentes. Drogas. Legislação. Meio rural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.