Drogas e legislação: a ótica de adolescentes rurais
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2954Palabras clave:
Adolescentes. Drogas. Legislação. Meio rural.Resumen
A exposição e o consumo de drogas frequentemente acontecem na adolescência, sendo que os jovens do meio rural apresentam indicadores iguais ou superiores aos jovens do meio urbano. A partir de Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade, produziu-se um estudo em uma Escola Básica localizada na zona rural da cidade de Chapecó, Santa Catarina, com o intuito de conhecer a visão dos adolescentes sobre drogas e legislação. Verificou-se que os jovens têm compreensão sobre aos riscos ao consumo de drogas, entretanto, possuem uma concepção de impunidade em relação à legislação, conhecendo apenas o papel ostensivo coercitivo da polícia. Nesse sentido, ações que visem a uma reflexão sobre as leis que tratam da punibilidade, proteção e educação, bem como estratégias que possibilitem instrumentalizar uma polícia mais protetiva são atitudes que podem contribuir para o enfrentamento dessa problemática.
Palavras-chave: Adolescentes. Drogas. Legislação. Meio rural.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.