O ensino de matemática em salas de recursos: vozes e silêncios

Autores

  • Carmem Lucia Artioli Rolim Universidade Federal do Tocantins, Brasil.
  • Nadia Flausino Vieira Borges Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3451

Palavras-chave:

Educação matemática. Sala de recursos. Educação especial.

Resumo

O presente estudo tem como o objetivo descrever, por meio das falas de docentes, o processo de ensino de matemática para estudantes com especificidades visuais matriculados em salas de recursos. Para o desenvolvimento da pesquisa empregamos o estudo de caso, na perspectiva da abordagem qualitativa. Os ambientes da investigação foram às salas de recursos multifuncionais da rede pública estadual de educação do Tocantins e, os sujeitos participantes, as professoras que ensinam matemática no contexto inclusivo. Para as docentes a sala de recursos figura no cenário escolar como um ambiente de aprendizagens, por vezes, desconhecido e desvalorizado pela sociedade. Suas experiências indicam, que o processo de ensino de matemática, independentemente das especificidades vivenciadas pelos alunos, precisa ser oportunizado como um direito social, sendo esse o principal objetivo da atividade.

Biografia do Autor

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba; Professora adjunta de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins e no Mestrado em Educação, Membro da Red Latinoamericana y del Caribe: REDLACEH.

Nadia Flausino Vieira Borges, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins/UFT; Coordenadora pedagógica do Curso de Pós-Graduação em EJA na Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos