Representações sociais de acadêmicos de pedagogia sobre o estágio superviosionado em educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3549Palavras-chave:
Representações sociais. Educação infantil. Estágio supervionado. Pedagogia.Resumo
Neste artigo temos como objetivo analisar as representações sociais de acadêmicos do curso de Pedagogia sobre o estágio supervisionado em Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. O estudo proposto vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS) e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como referencial teórico-metodológico adotamos a Teoria das Representações Sociais (TRS). Participaram desta pesquisa 41 discentes do curso de Pedagogia da UEM, pertencentes às turmas do 1º ao 4º ano do curso, dos períodos matutino e noturno matriculados a partir do ano de 2012Os resultados revelaram que as representações sociais dos acadêmicos são dissonantes, mesmo os respondentes sendo da mesma turma ou estando no mesmo ano letivo. Os sujeitos que escolheram a Educação Infantil como área de atuação são os mesmos que tiveram uma boa experiência de estágio nesse nível de ensino. Chegamos à conclusão que as vivências durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil influenciam sobremaneira a escolha profissional e a prática pedagógica do futuro professor.
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