Representações sociais de acadêmicos de pedagogia sobre o estágio superviosionado em educação infantil

Autores

  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá, Brasil.
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Norte do Paraná, Brasil.
  • Juliana Gabricho Capella Pires Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3549

Palavras-chave:

Representações sociais. Educação infantil. Estágio supervionado. Pedagogia.

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar as representações sociais de acadêmicos do curso de Pedagogia sobre o estágio supervisionado em Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. O estudo proposto vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS) e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como referencial teórico-metodológico adotamos a Teoria das Representações Sociais (TRS). Participaram desta pesquisa 41 discentes do curso de Pedagogia da UEM, pertencentes às turmas do 1º ao 4º ano do curso, dos períodos matutino e noturno matriculados a partir do ano de 2012Os resultados revelaram que as representações sociais dos acadêmicos são dissonantes, mesmo os respondentes sendo da mesma turma ou estando no mesmo ano letivo. Os sujeitos que escolheram a Educação Infantil como área de atuação são os mesmos que tiveram uma boa experiência de estágio nesse nível de ensino. Chegamos à conclusão que as vivências durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil influenciam sobremaneira a escolha profissional e a prática pedagógica do futuro professor.

Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo/USP; Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá/UEM.

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Norte do Paraná, Brasil.

Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho/UNESP, Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP; Professora do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná.

Juliana Gabricho Capella Pires, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos