Adolescência, educação e cultura consumista no documentário "Pro dia nascer feliz"

Autores

  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
  • Marcelo Máximo Purificação Centro Universitário de Mineiros-GO - UNIFIMES

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.3551

Palavras-chave:

Adolescentes. Educação. Cultura de Consumo. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo problematiza a adolescência na sociedade de consumo brasileira a partir do documentário “Pro dia nascer feliz”, que aborda aspectos da vida de adolescentes de seis escolas brasileiras. A partir de um olhar integrativo e abrangente do adolescente na sociedade do dispêndio, considera que o seu desenvolvimento é um fenômeno multifacetado que envolve a pessoa, o aparato biológico, o contexto histórico-sócio-cultural e suas interações sociais. Com base nos relatos dos adolescentes presentes no documentário, sugere-se que é necessário construir caminhos e estratégias para o desenvolvimento positivo deles no contexto escolar.

Biografia do Autor

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestra e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília- UCB; Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu/UFMS).

Marcelo Máximo Purificação, Centro Universitário de Mineiros-GO - UNIFIMES

Pós-Doutor Júnior em Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra, Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra; Professor Titular no Centro Universitário de Mineiros-GO - UNIFIMES.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos