A importância do uso das ferramentas tecnológicas na Escola SESI SENAI Catalão

Autores

  • Alexandre António Timbane Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2061-9391
  • Omar Ouro-Salim Universidade Federal de Goiás, Brasil.
  • Ecimara Rebelo Universidade Federal de Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3673

Palavras-chave:

Lego kit. Robóticas. Inovação. Educação.

Resumo

O artigo debate o desenvolvimento da ferramenta robótica educacional por meio da aplicação do KIT LEGO aplicada aos alunos da Educação Básica do SESI/SENAI em Catalão. Para embasar este trabalho buscou-se argumentações teóricas em artigos relevantes que tratam do assunto na base de dados do Google acadêmico e institucional SESI e SENAI, que a partir da leitura e análise das teorias citadas nos textos, forneceu o conteúdo para a argumentação das discussões sobre os mecanismos da aplicação do KIT LEGO aos alunos do EBEP. A metodologia foi a revisão bibliográfica seletiva e exploratória, através da leitura material institucional e entrevista da equipe pedagógica da instituição e alunos participantes do projeto, comparação de resultados de desempenho de participação no Torneio FLL, no ENEM, no SISUTEC e em vestibulares. Após o estudo de caso constatou-se que a robótica educacional pode ser uma ferramenta inovadora e dinamizadora do processo de ensino-aprendizagem em uma instituição de ensino.

Biografia do Autor

Alexandre António Timbane, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil.

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa, Pós-Doutor em Estudos Ortográficos e em Linguística Forense; Professor da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB/Campus dos Malês, BA, Brasil.

Omar Ouro-Salim, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Mestrando, Administração pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional.

Ecimara Rebelo, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Mestranda, Administração pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos