Aplicação do método TOPSIS na avaliação dos critérios utilizados na seleção de docentes em uma instituição de ensino superior

Marcelo Contente Arese, Luiz Alberto Duncan Rangel, James Hall, Luiz Perez Zotes, Noemi Bonina, Marcelo Jasmim Meiriño

Resumo


A qualidade do corpo docente é uma das dimensões na qual o MEC - Ministério da Educação e Cultura avalia um curso superior de graduação. A seleção de docentes torna-se então um processo estratégico nesse contexto. Este artigo apresenta os resultados da análise feita nos critérios utilizados por uma IES - Instituição de Ensino Superior na seleção de seu corpo docente. A análise foi feita com emprego do método TOPSIS - Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution ao resumo das respostas dadas por coordenadores de curso a um questionário que solicitava a quantificação da importância de cada um dos critérios que norteiam o processo de seleção de docentes. Por fim, é feito um comparativo entre os critérios preferenciais utilizados pela IES em estudo e os critérios utilizados pelo MEC na avaliação de corpo docente.

Palavras-chave: MEC. Seleção de docentes. TOPSIS.


Palavras-chave


MEC. Seleção de docentes. TOPSIS.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVIM, E. S. G.; SANTOS, I. E.; SENA, L. G.; FREITAS, R. R.; GONÇALVES, W. Modelo de apoio à tomada de decisão para seleção de fornecedores por meio do Analytic Hierarchy Process (AHP). In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2015. Anais... Ponta Grossa, PR, 2015.

BOCLIN, R. Avaliação de Docentes do Ensino Superior: Um Estudo de Caso. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 45, p. 959-980, 2004.

BULGURCU, B. K. Application of TOPSIS technique for financial performance evaluation of technology firms in Istanbul stock exchange market. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 62, n. 1, p. 1033-1040, 2012.

COSTA, L. S.; DUARTE JÚNIOR, A. M. Uma metodologia para a pré-seleção de ações utilizando o método multicritério TOPSIS. In: XLV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 2013. Anais... Natal, RN, 2013.

FERNANDES, D. Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Alfragide: Texto Editores, 2008.

HEIN, N.; DEGENHART, L.; VOGT, M.; KROENKE, A.; CAMPESTRINI, Ivan Marcos. Método TOPSIS na avaliação das empresas listadas no IBrX-100: uma avaliação multicritério dos impactos ambientais. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2015. Anais… Ponta Grossa, PR, 2015.

HWANG, C. L., YOON, K. Multiple attribute decision making methods and applications. New York: Springer-Verlag, 1981.

KROHLING, R. A.; SOUZA, T. T. M. Dois exemplos da aplicação da técnica TOPSIS para Tomada de Decisão. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, Visconde de Araújo, n. 8, p. 31-35, 2011.

LIMA JÚNIOR, F. R.; CARPINETTI, L. C. R. Uma comparação entre os métodos TOPSIS e Fuzzy ‑TOPSIS no apoio à tomada de decisão multicritério para seleção de fornecedores. Gestão e Produção, São Carlos, v. 22, n. 1, p. 17-34, 2015.

MACHADO, J. L. M.; MACHADO, V. M.; VIEIRA, J. E. Formação e seleção de docentes para currículos inovadores na graduação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 3, p. 326–333, 2011.

MEYER, P.; ROUBENS, M. Choice, ranking and sorting in fuzzy multiple criteria decision aid. In: FIGUEIRA, J.; GRECO, S.; EHRGOTT, M. (Eds.). Multiple Criteria Decision Analysis: State of the Art Surveys. Ed. Springer, cap. 12, p. 471-503, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3906

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PORTAIS & INDEXADORES:

Academic IndexAcademic IndexAcademic Index