A influência das novas tecnologias nos aspectos psicomotores no ensino Fundamental I

Autores

  • Leandro Firmeza Felício Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, CE.
  • Suelen Santos de Morais Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, CE.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4098

Palavras-chave:

Desenvolvimento psicomotor. Tecnologia. Crianças.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da tecnologia no desenvolvimento psicomotor no ensino fundamental I, destacando os pontos positivos e negativos que a tecnologia pode trazer para o desenvolvimento das crianças, mesmo sendo uma grande ferramenta no crescimento das mesmas, e compreender a importância das novas tecnologias no desenvolvimento dos escolares. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, bem como uma pesquisa de campo. A amostra foi de 70 crianças matriculadas no 4º e 5º ano do Fundamental I no turno manhã e tarde. Comprovou-se, no teste de Bender, que os escolares participantes do estudo estão abaixo do índice satisfatório de cognição. No entanto, constatou-se, no teste motor, que os alunos de ambas as turmas não apresentaram nenhum tipo de intervenção nos aspectos motores, mostrando que a tecnologia não interfere no desenvolvimento motor das crianças.

Palavras-chave: Desenvolvimento psicomotor. Tecnologia. Crianças.

 

The influence of new technologies in psychomotor aspects in fundamental education I

This study aimed to investigate the influence of technology in psychomotor development in elementary school, highlighting the positives and negatives that technology can bring to the development of these children even though it is a great tool in their growth and understand the importance of new technologies in the development of the school. We used a descriptive quantitative approach, as well as field research. The sample was 70 children enrolled in the 4th and 5th year of Elementary I in turn morning and afternoon. He checked on the Bender test that the students participating in the study are below satisfactory cognition index. However it was found in the test engine that students of both classes had neither a type of intervention in the motor aspects, showing that the technology does not interfere with the motor development of children.

Keywords: Psychomotor development. Technology. Children.

Biografia do Autor

Leandro Firmeza Felício, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, CE.

Pós Doutorado em Psicologia e Pós Doutorado em Saúde Pública. Doutor em Educação. Mestre em Saúde Pública. Graduação em Estatística, Educação Física e Fisioterapia. Docente efetivo da FAMETRO (nível titular II).

Suelen Santos de Morais, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, CE.

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – Fametro. Graduada em Educação Física. Pós-Graduada em Psicomotricidade - UNICE.

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Publicado

2018-01-03