Reflexões sobre a cibercultura no ensino superior: um olhar sobre os cursos de licenciatura

Autores

  • Elisabete Cerutti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS.
  • Marcia Dalla Nora Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4099

Palavras-chave:

Cibercultura. Ensino Superior. Educação e tecnologias.

Resumo

O presente ensaio apresenta reflexões acerca da pesquisa sobre a cibercultura e as tecnologias no âmbito acadêmico. Como objetivo, busca refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem através de recursos tecnológicos nos cursos de licenciatura e como os discentes desse curso percebem sua preparação para a futura docência com o uso dos artefatos digitais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de dados a partir do questionário aplicado com os discentes dos cinco cursos investigados. Tendo como principais teóricos os autores Cerutti e Giraffa (2015), Kesnki (2003), Pretto e Pinto (2006) e Prensky (2016), que elucidam sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional, o texto apresenta o referencial teórico e a análise de dados. Como conclusão, percebemos que a aprendizagem sobre as tecnologias precisam ser suas vivências na própria Universidade, uma vez que mesmo nativos digitais, os acadêmicos não se percebem fazendo uso das mesmas em seus futuros espaços de docência. 

Palavras-chave: Cibercultura. Ensino Superior. Educação e tecnologias.

 

Reflections on cyberculture in higher education: a look at undergraduate courses

This essay presents reflections about research on cyberculture and technologies in the academic field. The objective is to reflect on the teaching-learning process through technological resources in undergraduate courses and how the students of this course perceive their preparation for future teaching with the use of digital artifacts. The methodology used was qualitative with bibliographic review and data analysis from the questionnaire applied with the students of the five courses investigated. The main authors are Cerutti and Giraffa (2015), Kesnki (2003), Pretto and Pinto (2006) and Prensky (2001), who elucidate the use of technologies in the educational environment, the text presents the theoretical reference and analysis of data. As a conclusion, we realize that learning about technologies must be their experiences in the University itself, since even digital natives, academics do not perceive making use of them in their future spaces of teaching.

Keywords: Cyberculture. Higher education. Education and Technologies.


Biografia do Autor

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e membro do Conselho de Campus e do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS - Campus FW, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Marcia Dalla Nora, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS.

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS. Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS. Professora e consultora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS.

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Publicado

2018-01-03