O processo de transposição de jogos de tabuleiro utilizado no ensino de matemática para o formato digital
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4101Palavras-chave:
Jogos digitais. Jogos de tabuleiro. Transposição. Ensino de matemática.Resumo
Os jogos de tabuleiro são instrumentos pedagógicos bem conhecidos no ensino de matemática. Inúmeros jogos de tabuleiros estão disponíveis. Versões digitais desses jogos de tabuleiro ampliam as oportunidades de acesso e uso desses recursos didáticos. Este trabalho discute a transposição de jogos de tabuleiro educacionais da mídia física para mídia digital. O processo de transposição tem por objetivo oferecer a educadores e profissionais de tecnologia subsídios adequados para compreender como converter de jogos educacionais para versões digitais. Para isso, há a definição e comparação de características que são comuns aos jogos físicos e digitais: objetivos, feedback, recompensa, tempo, mecânica e level design. Tais características são comparadas entre si e discutidas com o objetivo de fundamentar a análise do processo de transposição de dois jogos de tabuleiros. Entrevistas semiestruturadas com dois professores de matemática e dois game designers evidenciam que a proposta de transposição é uma possibilidade viável tanto para educadores como para desenvolvedores.
Palavras-chave: Jogos digitais. Jogos de tabuleiro. Transposição. Ensino de matemática.
The process of transposition of board games used in mathematics teaching for digital format
Board games are well-known pedagogical instruments in mathematics teaching. Numerous board games are available. Digital versions of these board games broaden the opportunities for access and use of these didactic resources. This work discusses the transposition of educational board games from physical media to digital media. The process of transposition aims to offer educators and technology professionals adequate subsidies to understand how to convert from educational games to digital versions. For this, there is the definition and comparison of features that are common to physical and digital games: goals, feedback, reward, time, mechanics and level design. Such characteristics are compared to each other and discussed in order to substantiate the analysis of the transposition process of two board games. Half-structured interviews with two math teachers and two game designers demonstrate that the transposition proposition is a viable possibility for educators and developers alike.
Keywords: Digital games. Board games. Transposition. I teach math.
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