A Lei 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio) e os retrocessos contidos na previsão legal de professores com “notório saber”

Autores

  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos Universidade Federal Fluminense, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.4189

Palavras-chave:

Política Educacional. Formação de Professores. Ensino Médio.

Resumo

A política educacional brasileira está longe de poder ser entendida mediante uma visão linear devido a seus fluxos e refluxos.  Um exemplo disso está na promulgação de uma Reforma do Ensino Médio (originária da MP 746/2016, e, posteriormente convertida na Lei 13.1415/2017) que faz com que alguns aspectos deste nível de ensino retome uma forma e um conteúdo presente em contextos educacionais de várias décadas atrás.  O presente artigo se propõe a analisar a legislação pertinente com foco na comparação entre tal legislação e outras reformas educacionais anteriores, no sentido de demonstrar que a despeito da propaganda governamental que apresenta a Reforma como algo inovador, estaríamos em verdade voltando ao passado, especialmente no que tange ao resgate da noção de “notório saber'.

Palavras-chave:  Política Educacional. Formação de Professores. Ensino Médio.

Biografia do Autor

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Líder do Núcleo de Pesquisa em Instâncias de Socialização e Políticas Públicas(POLIS/UFF). Pesquisador do NUGEPPE/UFF. Professor da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - PPGEDU/UFF. Membro da Sociedad Internacional de Bioetica y Derechos Humanos – SIBIDH.

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Publicado

2018-01-05

Edição

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Artigos