O olhar do imaginário social sobre as representações de gênero permeadas pela pesquisa autobiográfica
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4285Palavras-chave:
Imaginário. Formação de professores. Gênero.Resumo
Considerando a importância na formação dos sujeitos, no qual faz parte à construção das representações de gênero, propõe-se nesta escrita uma reflexão sobre essas questões contemporâneas que permeiam a docência e o espaço formal que a docência se efetiva, a escola. Buscando discutir sobre a instituição das representações de gênero, através dos estudos do Imaginário Social na teoria de Cornelius Castoriadis. Dialogando com a Pesquisa Autobiográfica no contexto da formação docente, que abrange as histórias de vida, biografias e autobiografias, e memoriais, utilizando para isto, alguns referenciais como base teórica, como: Castoriadis (1982); Josso (2006; 2007); Oliveira (2012); Clandinin (2015); Foucault (1988); Louro (1997); Butler (2003).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.