Percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre o atendimento aos alunos com deficiência

Autores

  • Cesar Gomes de Freitas Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco/ Professor
  • Cristina Maria Delou Universidade Federal Fluminense/Professora
  • Helena Carla Castro Universidade Federal Fluminense/Professora.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.4915

Palavras-chave:

Educação especial. Professores. Institutos Federais.

Resumo

As políticas de inclusão dos alunos com deficiência (AD) são uma realidade na legislação educacional atual. Porém, a inclusão na prática ainda apresenta inúmeros desafios para tornar-se realidade no dia a dia das Instituições de Ensino que incluem desde a falta de materiais até a falta de preparação dos professores para contribuir com a inclusão dos AD no ambiente acadêmico. O presente trabalho procurou investigar a realidade e percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil da região norte do País em relação ao atendimento aos alunos com deficiência. Este trabalho utilizou uma abordagem quali-quantitativa com o uso de questionários e entrevistas. Os resultados mostram a confirmação da literatura sobre a preparação insuficiente dos professores entrevistados quanto ao atendimento dos AD. O desconhecimento das práticas e ações da Instituição no sentido de capacitá-lo e a manutenção do formato das aulas, ainda que existam AD presentes, apontam para a urgência de medidas para alterar esse cenário no qual 5% das vagas da referida Instituição são reservadas para esse público.

Biografia do Autor

Cesar Gomes de Freitas, Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco/ Professor

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz; Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco.

Cristina Maria Delou, Universidade Federal Fluminense/Professora

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora na Universidade Federal Fluminense, Brasil

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense/Professora.

Doutora em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Professora na Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2019-12-19

Edição

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