Ética e profissão:desafios e inspirações para o educador contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.18316/500Palavras-chave:
Ética. Profissão. Educação. Ethics. Profession. Education.Resumo
O artigo discute a questão da ética profissional na atualidade. Procura-se mostrar como a racionalidade científica, as tecnologias e a relação com o trabalho contemporâneo colocam importantes desafios para o educador. Considera-se, aqui, o problema da formação ética e a proposta mundial de uma nova política da vida. Distingue-se também o conceito de “ética”, constituído de dois aspectos: o conjunto de regras instituídas pela família, pela escola, pela religião e pelo trabalho e a conduta real dos indivíduos em relação a essas regras.
Palavras-chave: Ética. Profissão. Educação.
Ethics and profession: comtemporary educator´s challenges
Abstract
The article argues the question of the professional ethics in the present time. It tries to demonstrate how the scientific rationality, Technologies and the relation with the contemporary work challenge the educator. It is considered, here, the problem of the ethical formation and the world-wide proposal of a new politics of life. It also distinguishes the concept of “ethics”, constituted of two aspects: a joint of rules instituted by the family, by the school, by religion, by the work and the real behavior of the individuals in relation to those rules.
Keywords: Ethics. Profession. Education.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.