Ética e profissão:desafios e inspirações para o educador contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.18316/500Palabras clave:
Ética. Profissão. Educação. Ethics. Profession. Education.Resumen
O artigo discute a questão da ética profissional na atualidade. Procura-se mostrar como a racionalidade científica, as tecnologias e a relação com o trabalho contemporâneo colocam importantes desafios para o educador. Considera-se, aqui, o problema da formação ética e a proposta mundial de uma nova política da vida. Distingue-se também o conceito de “ética”, constituído de dois aspectos: o conjunto de regras instituídas pela família, pela escola, pela religião e pelo trabalho e a conduta real dos indivíduos em relação a essas regras.
Palavras-chave: Ética. Profissão. Educação.
Ethics and profession: comtemporary educator´s challenges
Abstract
The article argues the question of the professional ethics in the present time. It tries to demonstrate how the scientific rationality, Technologies and the relation with the contemporary work challenge the educator. It is considered, here, the problem of the ethical formation and the world-wide proposal of a new politics of life. It also distinguishes the concept of “ethics”, constituted of two aspects: a joint of rules instituted by the family, by the school, by religion, by the work and the real behavior of the individuals in relation to those rules.
Keywords: Ethics. Profession. Education.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.