A inclusão no ensino superior: uma reflexão

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Viera, Thatyanne Gradowski Farias da Costa do Nascimento

Resumo


A educação inclusiva é considerada uma ação política, social, cultural e pedagógica, capaz de desencadear reações em defesa do aprendizado de não apenas um, mas dos alunos como um todo. Na educação superior, o aumento da oferta de vagas em vestibulares apenas não é suficiente para garantir que o aluno incluso não seja segregado. Nesse sentido, entende-se necessária uma diferente abordagem, com metodologias de ensino que propiciem um modelo de educação apto a propiciar a inclusão dos alunos. O objetivo desse estudo é, portanto, refletir sobre a inclusão no ensino superior, bem como sobre formas de ensino que possam auxiliar o educador no trabalho com alunos de inclusão. O apoio teórico está em estudos de Farias, Santos e Silva (2009), Mendes (2006) e outros. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental. Como resultado, foi possível perceber que a inclusão no ensino superior é um processo desafiador, sendo necessário um trabalho conjunto para que esse objetivo seja alcançado.


Palavras-chave


Inclusão. Ensino Superior. Docência no Ensino Superior. Metodologias de ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v11i24.5128

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