A inclusão no ensino superior: uma reflexão
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.5128Keywords:
Inclusão. Ensino Superior. Docência no Ensino Superior. Metodologias de ensino.Abstract
A educação inclusiva é considerada uma ação política, social, cultural e pedagógica, capaz de desencadear reações em defesa do aprendizado de não apenas um, mas dos alunos como um todo. Na educação superior, o aumento da oferta de vagas em vestibulares apenas não é suficiente para garantir que o aluno incluso não seja segregado. Nesse sentido, entende-se necessária uma diferente abordagem, com metodologias de ensino que propiciem um modelo de educação apto a propiciar a inclusão dos alunos. O objetivo desse estudo é, portanto, refletir sobre a inclusão no ensino superior, bem como sobre formas de ensino que possam auxiliar o educador no trabalho com alunos de inclusão. O apoio teórico está em estudos de Farias, Santos e Silva (2009), Mendes (2006) e outros. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental. Como resultado, foi possível perceber que a inclusão no ensino superior é um processo desafiador, sendo necessário um trabalho conjunto para que esse objetivo seja alcançado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.