O movimento zapatista e a construção de uma educação não eurocêntrica e decolonial

Autores

  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste.
  • Débora Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.5207

Palavras-chave:

Currículo. Eurocentrismo. Colonialidade. Movimento Zapatista.

Resumo

O Pensamento Decolonial Latino-Americano emerge de um grupo de teóricos localizados epistemicamente no sul do mundo, cujas reflexões partem da ferida colonial, daqueles que tiveram suas vozes e experiências suprimidas pela colonização e modernização. Diante disso, o objetivo que guia a escrita deste texto é analisar a proposta alternativa de educação encabeçada pelo movimento zapatista via pensamento decolonial, a fim de contribuir para uma construção curricular não eurocêntrica, decolonial e decolonizadora. As alternativas de educação dos movimentos sociais latino-americanos, como o zapatismo, apontam e já constroem uma educação decolonial e não eurocêntrica.

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Doutor em Educação; Docente do PPGE e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste -Unicentro; Coordenador do Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e História.

Débora Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestre em Educação pela Unicentro; Integrante do Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e História.

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos