O currículo no ensino médio integrado à educação profissional na EJA: uma discussão inicial

Autores

  • Ana Cláudia Uchoa Araújo
  • Patrícia Helena Carvalho Holanda

DOI:

https://doi.org/10.18316/542

Palavras-chave:

Currículo. EJA. Ensino médio integrado. Educação profissional. Curriculum. Integrated High School. Professional Development

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob o foco do currículo do Programa de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), instituído pelo decreto nº 5840/2006 e ofertado no Instituto Federal do Ceará a partir de 2007. As discussões estão voltadas para uma análise do projeto pedagógico dos cursos técnicos integrados em Telecomunicações e Refrigeração e Climatização, buscando uma relação desse documento com os marcos legais do programa citado, a saber, o Documento Base do PROEJA, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, assim como os escritos teóricos relativos à EJA, à educação profissional e ao ensino médio. Conclui-se, a partir das leituras e pesquisa empreendidas, entre outros achados, que muito embora o currículo prescrito no campo legal e presente no projeto pedagógico analisado referencie a EJA e o PROEJA, de acordo com as bases legais que os respaldam, ele ainda se encontra distante de sua efetivação no plano real, dada a necessidade de ações de suporte ligadas à formação permanente e continuada de professores, à criação de material didático específico e à reorganização escolar, entre outras questões.

Palavras-chave: Currículo. EJA. Ensino médio integrado. Educação profissonal.

The curriculum in high school integrated to professional development in EJA: an initial discussion

This article aims to discuss about the Young and Adults Education (EJA) under the focus of the curriculum of the program of Integration of the Basic Education with the Professional Education in the form of Young and Adults Education (PROEJA), established by the decree number 5.840/2006 and offered in the Federal Institute of Ceará in 2007. The discussions are focused on the analysis of the pedagogical project of the technical courses integrated in Telecommunications, Refrigeration and Air-conditioning, seeking a relationship of this document with the legal landmarks of the program cited before, namely, The Base Document of PROEJA, the National Catalogue of Technical Courses, as well as theoretical writings related to EJA, to professional education and to High School. From the readings and research, among other findings, it is concluded that although the curriculum prescribed in the legal field and present in the pedagogical project analysed refers to EJA and PROEJA, according to the legal bases which support them, it is still far from its realization in the real plan, due to the need to support  actions linked to lifelong formation of teachers, to the creation of specific pedagogical material and to school reorganization, among others.

Keywords: Curriculum. EJA. Integrated High School. Professional Development.

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos