A indisciplina escolar na percepção dos profissionais da área da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5439

Palavras-chave:

Indisciplina. Contexto escolar. Profissional. Aluno.

Resumo

O conceito de indisciplina pode ser entendido a partir da ideia de negação, rebeldia e resistência às normas estabelecidas pela instituição de ensino. Este trabalho teve por objetivo identificar as principais causas da indisciplina e apontar os possíveis fatores para minimizar este fenômeno no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em dois municípios localizados no sudeste paraense, tendo como participantes 17 profissionais. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se como método de pesquisa um questionário com perguntas semiestruturadas. Os resultados apontaram que entre as principais causas sinalizadas pelos profissionais a família aparece em ambos os municípios. Para minimizam a indisciplina no contexto escolar, alguns fatores foram identificados: estrutura física da escola, ambiente limpo, vigilância nas salas, ambiente relacional funcional, entre outros. Percebe-se que a indisciplina é um fenômeno corriqueiro e que cada vez mais necessita ser estudado para encontrar possíveis meios de intervenções o serem aplicadas pelo profissional adequado.

Biografia do Autor

Daniela Castro dos Reis, Universidade Federal Rural da Amazônia/Professora.

Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará; Professor na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Noemia Pereira Caes, Universidade Federal Rural da Amazônia-PARFOR

Graduada pela Universidade Federal Rural da Amazônia; Professora na rede municipal de Ensino Fundamental menor.

Vanusa dos Santos Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia-PARFOR

Graduada pela Universidade Federal Rural da Amazônia; Professora na rede municipal de Ensino Fundamental.

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Publicado

2020-09-08

Edição

Seção

Artigos