Conscientização sobre uso de canudos plásticos: projeto interdisciplinar sobre polímeros no Unilasalle-RJ

Autores

  • Marcelo Maia Vinagre Mocarzel Universidade Católica de Petrópolis e Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro / Professor.
  • Suzana Arleno Universidade Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Castelo Branco e Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro / Docente.
  • Adriana Arezzo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro / Professora.
  • João Paulo Ferreira da Silva Secretaria de Estado de Educação, Fundação Municipal de Educação de Niterói e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Professor.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5731

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Polímeros. Pedagogia do Projetos.

Resumo

A poluição dos oceanos por polímeros, que causa diretamente a morte de animais marinhos e outros problemas, foi tema de um projeto interdisciplinar realizado por quatro docentes dos cursos de graduação de Engenharia de Produção e Pedagogia do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Niterói. Fez uso da pedagogia de projetos como eixo metodológico. O objetivo do artigo é realizar um relato analítico do projeto desenvolvido, tendo, como base teórica, as discussões sobre sustentabilidade, bem como a compreensão e a análise dos impactos ambientais dos materiais, trazendo à discussão recentes mudanças na legislação sobre o uso de canudos plásticos. Como resultados, temos a ação prática do projeto, registradas inclusive na mídia.

Biografia do Autor

Marcelo Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis e Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro / Professor.

Doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; Professor na Universidade Católica de Petrópolis e no Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro.

Suzana Arleno, Universidade Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Castelo Branco e Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro / Docente.

Doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia; Professor na Universidade Estácio de Sá, na Universidade Veiga de Almeida, na Universidade Castelo Branco e no Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro.

Adriana Arezzo, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro / Professora.

Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas (IUPERJ); Professora no Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro.

João Paulo Ferreira da Silva, Secretaria de Estado de Educação, Fundação Municipal de Educação de Niterói e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Professor.

Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense-UFF/RJ; Professor na Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC/RJ, na Fundação Municipal de Educação de Niterói - FME e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RJ.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos