Habitação de interesse social e os impactos para os serviços públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5871

Palavras-chave:

PMCMV. Serviços públicos. Habitação de interesse social.

Resumo

O artigo ora apresentado traz uma reflexão sobre os impactos decorrentes da implantação de conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV, direcionados à população de baixa renda (zero a três salários mínimos), em áreas que, além de periféricas, são carentes na oferta de serviços básicos como saúde, educação e assistência social. Tomou-se como objeto empírico os conjuntos habitacionais Nova Suíça e Santos Dumont, localizados na cidade de Montes Claros/MG. Para tanto, realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram utilizados procedimentos diversos como pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo, com a realização de entrevistas com os profissionais que atuam nos serviços de saúde, educação e assistência social presentes no bairro Independência. Como resultado do estudo, concluiu-se que não há, por parte das políticas públicas, a organização intersetorial e integral, tendo em vista o atendimento plural da população de baixa renda beneficiária do PMCMV.

Biografia do Autor

Anete Marília Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros/Professora.

Doutora em Geografia; Professora do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO e do  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros.

Raimara Gonçalves Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Desenvolvimento Social do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos