Habitação de interesse social e os impactos para os serviços públicos
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5871Palabras clave:
PMCMV. Serviços públicos. Habitação de interesse social.Resumen
O artigo ora apresentado traz uma reflexão sobre os impactos decorrentes da implantação de conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV, direcionados à população de baixa renda (zero a três salários mínimos), em áreas que, além de periféricas, são carentes na oferta de serviços básicos como saúde, educação e assistência social. Tomou-se como objeto empírico os conjuntos habitacionais Nova Suíça e Santos Dumont, localizados na cidade de Montes Claros/MG. Para tanto, realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram utilizados procedimentos diversos como pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo, com a realização de entrevistas com os profissionais que atuam nos serviços de saúde, educação e assistência social presentes no bairro Independência. Como resultado do estudo, concluiu-se que não há, por parte das políticas públicas, a organização intersetorial e integral, tendo em vista o atendimento plural da população de baixa renda beneficiária do PMCMV.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.