O trabalho docente em classes multianuais de escolas da Ilha Grande

Autores

  • Maria Aparecida Alves Universidade Federal Fluminense/Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.5876

Palavras-chave:

Trabalho docente. Condições de trabalho. Classes multianuais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as condições de trabalho das professoras que atuam em classes multianuais de escolas públicas sediadas em praias da Ilha Grande no município de Angra dos Reis-RJ. A presente pesquisa busca compreender quais são as políticas públicas criadas para atender as demandas dessas escolas e quais são as condições materiais oferecidas para a realização do trabalho docente. Destaca-se que todas as professoras são do sexo feminino e lecionam em classes multianuais, que são salas de aula compostas de alunos, em diferentes fases de aprendizagem, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, na faixa de idade entre 6 e 12 anos. As educadoras das escolas da Ilha Grande atuam em um contexto bastante peculiar, em que realizam o trabalho de docência, de gestão e de secretaria em escolas sem estrutura física, funcional e financeira. O presente estudo baseia-se em pesquisa empírica e bibliográfica e no referencial teórico das Sociologias da Educação e do Trabalho.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves, Universidade Federal Fluminense/Docente.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Docente adjunta da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Educação de Angra dos Reis.

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Publicado

2020-12-09

Edição

Seção

Artigos