O trabalho docente em classes multianuais de escolas da Ilha Grande
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.5876Keywords:
Trabalho docente. Condições de trabalho. Classes multianuais.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar as condições de trabalho das professoras que atuam em classes multianuais de escolas públicas sediadas em praias da Ilha Grande no município de Angra dos Reis-RJ. A presente pesquisa busca compreender quais são as políticas públicas criadas para atender as demandas dessas escolas e quais são as condições materiais oferecidas para a realização do trabalho docente. Destaca-se que todas as professoras são do sexo feminino e lecionam em classes multianuais, que são salas de aula compostas de alunos, em diferentes fases de aprendizagem, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, na faixa de idade entre 6 e 12 anos. As educadoras das escolas da Ilha Grande atuam em um contexto bastante peculiar, em que realizam o trabalho de docência, de gestão e de secretaria em escolas sem estrutura física, funcional e financeira. O presente estudo baseia-se em pesquisa empírica e bibliográfica e no referencial teórico das Sociologias da Educação e do Trabalho.Downloads
Published
2020-12-09
Issue
Section
Artigos
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
Â