Colheita de energia vibracional utilizando materiais piezoelétricos

Autores

  • Ana Carolina Cellular Massone Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Professora.
  • Sabrina de Oliveira Reis Empresa Nitnudos.
  • Flavio Maggessi Viola Universidade Cândido Mendes / Professor.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.6394

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Colheita de energia. Materiais piezoelétricos.

Resumo

A procura por fontes alternativas de energia tem crescido cada vez mais no cenário mundial. E o conceito de sustentabilidade aparece com força total para diminuição da degradação ambiental gerada por esse grande consumo energético. Nesse sentido, a colheita de energia representa um papel predominante nesse cenário. Colheita de energia é o processo pelo qual a energia proveniente de fontes externas, tais como energia solar, eólica, vibracional, dentre outras pode ser transformada em energia elétrica. A energia cinética que máquinas ou organismos disponibilizam para o meio é chamada de vibracional e pode ser transformada em energia elétrica a partir dos materiais piezoelétricos. O objetivo desse trabalho é apresentar o processo de colheita de energia vibracional e os principais desafios para geração de energia útil. Serão apresentados estudos na área contendo não linearidades e caos no sistema gerador de energia a partir de materiais piezoelétricos. Essas não linearidades podem estar inseridas na rigidez do material, no acoplamento do circuito elétrico e no próprio circuito elétrico. A excitação de base do sistema pode ser harmônica, randômica e harmônica-randônica.

Biografia do Autor

Ana Carolina Cellular Massone, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Professora.

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora no Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, na Universidade Cândido Mendes e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flavio Maggessi Viola, Universidade Cândido Mendes / Professor.

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ; Professor na Universidade Cândido Mendes.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)