Inovação e interdisciplinaridade: um estudo de caso no desenvolvimento de competências no curso de engenharia civil

Karolina Muniz Freire Maggessi, Luiz Otávio Moutinho Lopes, Ana Carolina Cellular Massone, Carlos Eduardo R. B. Barateiro, José Rodrigues de Farias Filho, Alexandre do Valle Faria

Resumo


A inovação tecnológica é um processo complexo e o desempenho das organizações depende da sua capacidade de evoluir para se manter com sucesso em mercados cada vez mais globais e competitivos. A interdisciplinaridade é parte fundamental da inovação, porque as modernas soluções dependem da atuação integrada das diversas áreas do conhecimento para que os resultados sejam maximizados. A construção de uma abordagem interdisciplinar é, portanto, fundamental para promover a criação de respostas a quaisquer desafios que possam vir a confrontar as sociedades e organizações. Assim, este trabalho define esses conceitos relevantes e faz uma ligação entre o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades de forma interdisciplinar reunindo as bases para um processo de inovação tecnológica e acadêmica orientado à solução de problemas reais, através de ampla pesquisa bibliográfica e valendo-se de um estudo de caso aplicado em uma instituição de ensino superior.  A proposta foi seguir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia (DCN) (MEC, 2019a), pela Resolução MEC nº 2, de 24 de abril de 2019 e propor melhorias nas grades do curso de engenharia civil. Adaptando a nova consciência que o curso pode ter 25% da grade EAD (Ensino a Distância) e que a interdisciplinaridade faz parte da inovação.


Palavras-chave


Inovação. Interdisciplinaridade. Competências. Ensino e Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v13i30.8350

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