Inovação e interdisciplinaridade: um estudo de caso no desenvolvimento de competências no curso de engenharia civil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.8350

Keywords:

Inovação. Interdisciplinaridade. Competências. Ensino e Aprendizagem.

Abstract

A inovação tecnológica é um processo complexo e o desempenho das organizações depende da sua capacidade de evoluir para se manter com sucesso em mercados cada vez mais globais e competitivos. A interdisciplinaridade é parte fundamental da inovação, porque as modernas soluções dependem da atuação integrada das diversas áreas do conhecimento para que os resultados sejam maximizados. A construção de uma abordagem interdisciplinar é, portanto, fundamental para promover a criação de respostas a quaisquer desafios que possam vir a confrontar as sociedades e organizações. Assim, este trabalho define esses conceitos relevantes e faz uma ligação entre o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades de forma interdisciplinar reunindo as bases para um processo de inovação tecnológica e acadêmica orientado à solução de problemas reais, através de ampla pesquisa bibliográfica e valendo-se de um estudo de caso aplicado em uma instituição de ensino superior.  A proposta foi seguir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia (DCN) (MEC, 2019a), pela Resolução MEC nº 2, de 24 de abril de 2019 e propor melhorias nas grades do curso de engenharia civil. Adaptando a nova consciência que o curso pode ter 25% da grade EAD (Ensino a Distância) e que a interdisciplinaridade faz parte da inovação.

Author Biographies

Karolina Muniz Freire Maggessi, Departamento de Engenharia Universidade Federal Fluminense

Mestre em Sistemas de Gestão e doutoranda em Sistemas de Gestão Sustentáveis, pela Universidade Federal Fluminense.

Ana Carolina Cellular Massone, UnilaSalle; UCAM

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente no Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense.

Published

2021-08-31

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)