IDEB 2017 de Petrópolis-RJ vs. escolas de tempo integral e as políticas públicas indutoras de tempo integral na consecução da meta 6 do PNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.6533

Palavras-chave:

Educação de tempo integral. Plano Nacional de Educação. IDEB.

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão acerca da possível relação existente entre a educação de tempo integral e os resultados do IDEB. Apresenta como objetivo compreender se houve melhoria no desempenho das escolas que funcionam em tempo integral e se o Programa Mais Educação (PME) contribuiu para esse possível ganho e teve influência no atingimento da meta 6 do PNE. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou, como metodologia, a análise de dados retirados do Observatório Nacional do PNE, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do sítio da Prefeitura de Petrópolis e notícias veiculadas nas mídias digitais da cidade. Utilizamos o conceito de Educação de Tempo Integral apresentado por Cavaliere (2009) e Gonçalves (2006) e os estudos sobre as políticas implementadas pelo Governo Federal para ampliação do tempo dos alunos nas escolas. Concluímos que ainda falta entendimento sobre como implementar a Educação de Tempo Integral nas escolas e que o município pesquisado ainda não propôs ações para atender a meta 6 do PNE.

Biografia do Autor

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis/Professora.

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis.

Fábio Souza Silva, Universidade Católica de Petrópolis/aluno.

Mestrando da Universidade Católica de Petrópolis.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos