IDEB 2017 de Petrópolis-RJ vs. escolas de tempo integral e as políticas públicas indutoras de tempo integral na consecução da meta 6 do PNE
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.6533Palabras clave:
Educação de tempo integral. Plano Nacional de Educação. IDEB.Resumen
Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão acerca da possível relação existente entre a educação de tempo integral e os resultados do IDEB. Apresenta como objetivo compreender se houve melhoria no desempenho das escolas que funcionam em tempo integral e se o Programa Mais Educação (PME) contribuiu para esse possível ganho e teve influência no atingimento da meta 6 do PNE. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou, como metodologia, a análise de dados retirados do Observatório Nacional do PNE, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do sítio da Prefeitura de Petrópolis e notícias veiculadas nas mídias digitais da cidade. Utilizamos o conceito de Educação de Tempo Integral apresentado por Cavaliere (2009) e Gonçalves (2006) e os estudos sobre as políticas implementadas pelo Governo Federal para ampliação do tempo dos alunos nas escolas. Concluímos que ainda falta entendimento sobre como implementar a Educação de Tempo Integral nas escolas e que o município pesquisado ainda não propôs ações para atender a meta 6 do PNE.
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