Formação continuada de gestores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.6639

Palavras-chave:

Formação Continuada de Gestores. Gestão Educacional. Educação Básica.

Resumo

Este trabalho discute questões relativas à formação continuada de gestores escolares no Brasil, tomando como base informações disponíveis sobre esses profissionais da educação no Questionário do Diretor da Prova Brasil (2013, 2015 e 2017) disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As informações referem-se a uma amostra 186.104 respondentes tendo em vista que foram somados os participantes das três edições da Prova Brasil. Tais indicadores são discutidos à luz de referencial teórico que trata do assunto, bem como de outras informações que contribuem para analisar a formação continuada de gestores escolares no Brasil. Os dados evidenciam que é bastante expressivo o quantitativo de gestores escolares com especialização lato-sensu (cerca de 70% da amostra) ao passo que um número bastante reduzido de profissionais com curso em nível de mestrado (4%) e doutorado (0,5%) em âmbito nacional. Com relação ao Estado de São Paulo, a formação continuada também em nível de especialização é inferior à media nacional girando em torno de 60%. Essas características da formação continuada de gestores escolares no Brasil evidenciam a necessidade de estudos mais aprofundados de natureza hibrida (quanti-qualitativa) com vistas a fornecer elementos para o delineamento de políticas públicas mais articuladas com as demandas desses profissionais e das redes públicas de educação básica.

Biografia do Autor

Lúcio Leite de Melo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo/Docente

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Docente do Curso de Educação Física da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo e Universidade Paulista/ Coordenador.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE  da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo; Coordenador Geral de Pedagogia Universidade Paulista (UNIP), São Paulo.

Iristeu Gomes Barboza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo/Discente.

Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Thiago Luiz Sartori, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo/Discente.

Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo; Professor do Curso de Direito da Universidade Anhanguera

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos