FolcloLibras: cantigas de roda acessíveis para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.6780

Palavras-chave:

Língua de sinais. Cultura. Surdez. Acessibilidade. Educação.

Resumo

As vivências junto aos alunos no setor de Educação Infantil no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com crianças de 2 a 5 anos, tornaram perceptíveis o quanto a música, embora não ouvida, estava presente nos alunos como em qualquer pessoa ouvinte. Surgiu assim o interesse de trabalhar a dança e a música, em especial, as cantigas de roda com os alunos surdos. O objetivo desta pesquisa foi o de produzir material didático audiovisual que auxilie o professor no processo de ensino das cantigas de roda para alunos surdos. Para isso, foram produzidos 5 vídeos de 5 cantigas de roda, todas foram traduzidas para Libras e, foram adaptadas histórias ilustradas para explicar, dentro de um contexto, o significado das músicas, ensinando novos sinais. Os vídeos foram aplicados nas crianças de 4 a 5 anos do INES. Como resultado, observou-se que os alunos conseguiram expressar o conteúdo apresentado através da teatralização e do uso de sinais, bem como conseguiram transformar as brincadeiras, criando novas regras e demonstrando criatividade e imaginação. Os vídeos foram disponibilizados, de forma gratuita e de livre acesso, em um canal do Youtube intitulado FolcloLibras.

Biografia do Autor

Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira, Universidade Federal Fluminense/Doutoranda.

Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - CMPDI/UFF, Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - PGCTIn/UFF; Professora no Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense/Professora.

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense; Professor do Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão.

Isabel Cristina Nonato de Farias Melo, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro/Tenente-Coronel

Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI) pela Universidade Federal Fluminense; Tenente-Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-09-27

Edição

Seção

Artigos