FolcloLibras: cantigas de roda acessíveis para surdos
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.6780Palabras clave:
Língua de sinais. Cultura. Surdez. Acessibilidade. Educação.Resumen
As vivências junto aos alunos no setor de Educação Infantil no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com crianças de 2 a 5 anos, tornaram perceptíveis o quanto a música, embora não ouvida, estava presente nos alunos como em qualquer pessoa ouvinte. Surgiu assim o interesse de trabalhar a dança e a música, em especial, as cantigas de roda com os alunos surdos. O objetivo desta pesquisa foi o de produzir material didático audiovisual que auxilie o professor no processo de ensino das cantigas de roda para alunos surdos. Para isso, foram produzidos 5 vídeos de 5 cantigas de roda, todas foram traduzidas para Libras e, foram adaptadas histórias ilustradas para explicar, dentro de um contexto, o significado das músicas, ensinando novos sinais. Os vídeos foram aplicados nas crianças de 4 a 5 anos do INES. Como resultado, observou-se que os alunos conseguiram expressar o conteúdo apresentado através da teatralização e do uso de sinais, bem como conseguiram transformar as brincadeiras, criando novas regras e demonstrando criatividade e imaginação. Os vídeos foram disponibilizados, de forma gratuita e de livre acesso, em um canal do Youtube intitulado FolcloLibras.Descargas
Publicado
2020-09-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.